A editora Lavra publicou uma antologia reunindo contos de Nó de sombras e Dobras da noite - os dois primeiros livros de contos de Chico Lopes, publicados em 2000 e 2004, respectivamente, pelo Instituto Moreira Salles SP/Poços de Caldas.
“Para quem quiser conhecer meus contos, recomendo Parque dos cães, de 2020, da editora Lavra, onde fiz uma seleção (observando o gosto dos leitores) de contos dos dois livros”, diz o escritor radicado em Poços, que contabiliza 17 livros próprios e 37 traduzidos.
“Parque dos cães, que traz na capa detalhe do meu quadro ´Chuva na cidade´, era um antigo projeto, de fazer uma pequena antologia dos meus dois livros iniciais, que a Lavra, através do editor João Caetano do Nascimento, aceitou com entusiasmo. O resultado mereceu posfácio muito atento do professor Antonio Manoel dos Santos Silva, ´Situações reais e impressionismo crítico´", conta Chico Lopes. Para adquirir o livro, basta ir à página da editora Lavra, que o tem em disponibilidade. https://lavra.lavraeditora.com.br/loja/
LEITORES -"Os leitores, preferindo estes ou aqueles contos nos dois livros, foram meus guias desta seleção. Afeiçoaram-se a alguns contos e até produziram resenhas e análises interessantes, que apareceram no oceano de opiniões da internet. Formou-se, a meu ver, uma legião seleta de interessados e aficionados que me destacou na posição de um contista relevante na safra que surgiu no novo milênio, segundo acharam alguns”, conta o autor. “O que explica os prefácios e orelhas de ambos, Nó de sombras, prefaciado por Ignácio de Loyola Brandão, e Dobras da noite, ´orelhado´ por Nelson de Oliveira, um dos líderes da chamada Geração 90."