Brand-News Publicidade 1200x90
02/01/2023 às 15h55min - Atualizada em 02/01/2023 às 15h55min

No ano do aniversário de 50 anos, Museu de Poços recebe mais de 21 mil visitantes

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas completou 50 anos em 2022 tendo motivos para comemorar: mesmo com restrições, foram mais de 21 mil visitantes, diversos eventos, visitas monitoradas, além do público que pôde conhecer um pouquinho do acervo do local pelo Instagram @museudepocosdecaldas
 
Durante o ano, até a última quinta-feira (29), foram registrados 21.860 visitantes, com uma média mensal de 1.821 pessoas. Os meses com maior movimento foram junho (2.078), julho (3.598) e setembro (2.935). O dia de maior fluxo na Villa Junqueira foi 9 de setembro, quando o Museu recebeu 450 visitantes.
 
Além disso, foram realizadas 83 visitas monitoradas, com 2.368 visitantes de escolas de ensino público e privado, universidades e grupos da terceira idade de Poços de Caldas e região.
 
A Biblioteca Nilza Megale recebeu 127 pesquisadores, com 195 atendimentos e pesquisas de materiais diversos como livros, jornais, fotografias, etc. Entre os temas mais pesquisados estão o histórico do David Campista, que completou 100 anos em 2022, história de Poços de Caldas e imigração italiana. A biblioteca também iniciou a digitalização de seu acervo e, neste ano, já foram 10.670 páginas digitalizadas em nove meses, desde a chegada do scanner. O acervo de livros dobrou de 3.520 para mais de 7.000 exemplares à disposição da população. 
 
Em sua essência, o Museu Histórico e Geográfico tem como missão guardar as memórias de Poços. Nos últimos anos, ele ganhou novas funções, incluindo a de promover a cultura em Poços. Neste ano, o local sediou 45 eventos, de exposições de artistas locais e de outros estados, passando por palestras e lançamentos de livros e também reuniões como as do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephact), da Comissão de Organização dos Eventos das Comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas e dos colecionadores do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas. 
 
NA MÍDIA - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi tema de 76 publicações de jornais, sites e entrevistas em emissoras locais e regionais, entre TVs, rádios, portais de notícias e material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
 
REDES SOCIAIS - No perfil do Museu no Instagram, foram 196 postagens, com 198.227 contas alcançadas, 15.423 curtidas e 1.966 compartilhamentos. Desde 2021, o perfil está de cara nova, com produção de conteúdo rico, que visa democratizar o acesso ao acervo e ampliar a visitação entre moradores e turistas, com um museu vivo, dinâmico, acessível e antenado às inúmeras possibilidades criadas a partir das redes sociais. 
 
“Desta forma, o Museu amplia sua função, atuando na preservação da memória da região através do seu acervo e contribuindo para o desenvolvimento e formação cultural. Só temos a agradecer a todos os parceiros e ao público que nos visita, fazendo do Museu de Poços de Caldas um lugar não só de preservação, como também de criação de memórias. Nós respeitamos o antigo e amamos o novo”, ressalta a coordenadora do MHGPC, Marina Andrade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.