28/12/2022 às 15h52min - Atualizada em 28/12/2022 às 15h52min

Secretário de Cultura de Poços é o novo presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
O secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, é o novo presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O nome dele foi indicado e oficializado nesta terça-feira (27), em reunião online da rede. Gustavo, que estava na vice-presidência de Cultura, assume a presidência em substituição a Joana Maria Coelho, que passa a integrar a equipe da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). 
 
A nova diretoria mantém Alex Tiso, da cidade de Três Pontas, como vice-presidente de Turismo. Igor Araújo Diniz, da cidade de Paracatu, assume a vice-presidência de Cultura. Completam a diretoria da Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais: Daniel Nunes Linhares Papa, de Coronel Fabriciano, como Diretor de Organização e Operações; Patrícia Rafael Perdigão, de Pedro Leopoldo, como Diretora Institucional; Neliane Francisco da Silva, de Turmalina, na Secretaria Executiva; Márcia Betânia Oliveira, de Diamantina, como Diretora de Formação; Andreia Xavier Paulino de Oliveira, de Pará de Minas, como Diretora de Comunicação e Marketing; e Samira Lamaita, de Três Pontas, como Coordenadora Geral. 
 
Os nomes dos novos integrantes da diretoria foram oficializados em reunião online que contou com a participação do subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, e do diretor de Economia Criativa da SECULT/MG, José Oliveira Júnior, fundadores da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. 
 
Na Rede, Gustavo Dutra já foi secretário territorial e diretor de Comunicação e Marketing, além de vice-presidente de Cultura. “Sem dúvida, assumir a presidência da Rede é um grande desafio, mais uma responsabilidade que fortalece Poços de Caldas como polo regional e estadual de cultura e turismo. Esta descentralização da Diretoria da Rede para o interior, cuja presidência havia sido ocupada por gestores da região metropolitana de Belo Horizonte, é muito simbólica”, destaca. “Com certeza, o trabalho em rede é fundamental na consolidação e ampliação das políticas públicas para essas áreas. Por isso, contamos com a colaboração de todos os municípios mineiros para que a nossa força seja cada vez mais ampliada”, completa.
 
A REDE - Consolidada em 2020, durante as discussões entre o poder público e a sociedade civil para minimizar os efeitos da pandemia da COVID-19, a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais formalizou sua diretoria e a escolha dos secretários em reunião realizada em 6 de abril de 2021.
 
A adesão à Rede de Gestores está atrelada ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os municípios devem planejar uma atuação cultural e turística, nas mais variadas áreas, como valorização do patrimônio, gastronomia, equipamentos culturais, e em ações como mostras, festivais e festas populares, levando em conta o fortalecimento de aspectos culturais, criativos e econômicos.
 
A Rede é dividida em Secretarias Territoriais, cuja meta é consolidar a articulação entre os municípios. Os Secretários Territoriais devem atuar como elos com os gestores municipais, estimulando a participação nos mecanismos de fomento disponibilizados pelo estado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.