Brand-News Publicidade 1200x90
08/12/2022 às 15h28min - Atualizada em 08/12/2022 às 15h28min

Flipoços 2023 confirma participação de um dos mais importantes indigenistas do Brasil

FONTE E FOTO: GSC Eventos Especiais
Benedito Prézia em visita à GSC para confirmar sua participação no Flipoços 2023
Benedito Prézia é poços-caldense e será o escritor sulfuroso homenageado do Festival Literário
 
Um dos temas discutidos no Flipoços 2023 será Meio Ambiente, Ecologia, Natureza e Povos Indígenas”. Sob a luz da literatura, o festival, que vai acontecer de 29 de abril a 07 de maio, abordará as imagens fotográficas como um dos pontos de discussões nas mesas temáticas.
Nesse sentido e para reverenciar os povos indígenas, bem como toda a questão ambiental, a curadoria confirma o primeiro nome do Flipoços 2023. Trata-se do indigenista e escritor poços-caldense Benedito Prézia, conhecido nacionalmente como um dos maiores estudiosos e conhecedores das questões e comunidades indígenas brasileiras.
O autor “sulfuroso” homenageado participará de várias atividades da programação para professores e estudantes durante o festival.
 
Benedito Prézia nasceu em Poços de Caldas, mas foi pequeno para São Paulo, onde vive até hoje. Mas suas raízes poços-caldenses são fortes na cidade, onde muitos dos seus familiares ainda residem.
Ele é formado em filosofia e atua na questão indígena desde 1983. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos temas: etnohistória indígena, tupiniquim, tupinambá, guaianá, maromomi/guarulhos, São Paulo quinhentista e seiscentista, dialeto e cultura caipira, língua tupi, religiões indígenas, história da missão, fenômeno religioso e Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Além disso, Benedito é mestre em Linguística Geral (USP) e doutor em Ciências Sociais (PUC-SP).
É autor de vários paradidáticos sobre a temática indígena, como “Terra à vista, descobrimento ou invasão” (Moderna - 2015); “Marçal Guarani, a voz que não pode ser esquecida” (Expressão Popular - 2009) e “Virando gente grande” (4ª reimpr. - 2014). É co-autor dos livros “Esta terra tinha dono” (FTD - 2000), “Brasil indígena, 500 anos de resistência” (FTD - 2004), “Povos Indígenas, terra é vida” (Atual/Saraiva - 2013) e “A criação do mundo e outras belas histórias”.

Recentemente, o Museu da Língua Portuguesa fez várias indicações de obras que ampliem o alcance da questão indígena no país - e “Povos indígenas: terra, culturas e lutas”, obra de Benedito Prézia, faz parte da seleção.
 
A 18ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2023 serão realizados em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às praças, que serão ocupadas pelos expositores.
Para mais informações, acesse o site www.flipocos.com, que em breve estará totalmente remodelado.
 
NOTA - Os registros fotográficos do Flipoços 2022 podem ser vistos no link https://www.facebook.com/flipocos/photos. Já o canal do YouTube https://www.youtube.com/feira-flipocos infelizmente ainda continua fora do ar por conta de um ataque hacker. As providências estão sendo tomadas para a recuperação integral do canal.
Para mais informações, ligue para (35) 3697-1551.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.