08/11/2022 às 16h32min - Atualizada em 08/11/2022 às 16h32min

Entrega da Comenda “Dom Pedro II” a personalidades de destaque encerra programação solene dos 150 anos de Poços de Caldas

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas – FOTOS: Bruno Alves
C 
Em cerimônia emocionante, aberta pelo grupo de professores do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani, que executou os hinos Nacional Brasileiro, de Minas Gerais e de Poços de Caldas, 69 personalidades receberam no  domingo, 6 de novembro, no Salão Nobre do Palace Casino, a Comenda “Dom Pedro II”, em alusão ao sesquicentenário da cidade e ao bicentenário da Independência do Brasil, por seu destaque e contribuição para o desenvolvimento da cidade, méritos pessoais e relevantes serviços prestados à comunidade poços-caldense.
 
Nessa primeira cerimônia solene, metade dos homenageados recebeu a Comenda. Os demais receberão no final do mês de novembro, em data a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura.
 
FILME - Antes da entrega das comendas, foi realizada a exibição especial de lançamento do filme “Para sempre Poços de Caldas”, pelo Instituto Benetti e Alterea Filmes. Em fusão narrativa entre a ficção e o documentário, o filme apresenta, de forma singular e inovadora, temas que fazem parte da história da cidade. O enredo se desenvolve a partir de uma conversa informal entre duas mulheres, sobre a mesa de um café, enquanto degustam quitutes regionais e conversam sobre a cultura, paisagens e memória local.
Segundo o produtor e realizador do projeto, Bruno Benetti, o filme surgiu a partir de uma necessidade de se produzir um material de qualidade audiovisual de forma a enaltecer a história da cidade e também em comemoração à relevância deste momento. O roteiro foi desenvolvido por Marcelo Leme, que também é o diretor do projeto.
 

“É um privilégio estar prefeito neste momento tão importante para a cidade e poder homenagear aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da nossa Poços de Caldas”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo. Ao lado do vice, Júlio César de Freitas, ele entregou a Comenda “Dom Pedro II” aos ex-prefeitos presentes à solenidade: Adnei Pereira de Moraes, Luiz Antônio Batista, Geraldo Thadeu Pedreira dos Santos, Paulo César Silva e Eloisio do Carmo Lourenço. O ex-prefeito Paulo Tadeu Silva D’Arcadia justificou a ausência. 
 
Francisco Ferreira Azevedo Martins Cardoso foi a primeira criança a vir ao mundo em Poços de Caldas no dia 6 de novembro de 2022, sesquicentenário da cidade. Ele traz a esperança de uma Poços de Caldas cada vez mais fraterna e já teve seu nome marcado na história do município - motivo pelo qual recebeu seu primeiro certificado, entregue a seu pai pelo prefeito Sérgio Azevedo durante a solenidade.
 
O presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Jefferson da Fonseca Coutinho, representou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. Ele aproveitou para destacar a preocupação de Poços de Caldas com a sua história e parabenizou a cidade pelos seus 150 anos. 
 
Os apresentadores da tarde solene, os atores Nando Gonçalves e Nanda Dearo, convidaram a todos a embarcar no trem da história de Poços de Caldas, contando um pouco da fundação da cidade. Ao final, o ator Clisthenis Betti, interpretando Dom Pedro II, entregou ao prefeito municipal a Comenda que leva seu nome. 
 
Aproveitando o momento histórico, a Prefeitura de Poços de Caldas realizou o ato simbólico de homologação da concessão de uso de bens públicos para fins de exploração econômica de atividades turísticas de visitação, bem como serviços dos equipamentos turísticos, incluídas obrigações de gestão, melhorias e operação dos atrativos existentes, em formato de circuito turístico integrado, que engloba o Complexo Cristo Redentor, abrangendo teleférico e rampa de voo livre, Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas, com valor da outorga fixa de R$ 26 milhões. 
O ato de homologação foi conduzido pelo prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado do representante da empresa Zoo das Aves, vencedora do processo licitatório, Marcos Carvalho Dias, além do secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, e da secretária adjunta de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cibele Melo Benjamim, representando a comissão responsável pelo processo. 
 
Os membros da Comissão da Comenda, nomeada pela Portaria nº 4.588, que honrosamente indicaram e avaliaram as personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação, também foram homenageados com certificados especiais alusivos à sua participação. Compõem a Comissão da Comenda: Roberto Tereziano, Maria José de Souza (Tita), Sônia Maria Sanches, Hélio Antônio Scalvi, Dalmoni Lydijusse, Luiz Roberto Judice e Cláudia Vasconcellos Camillo Prieto.
 
Com um belíssimo discurso que emocionou a todos, o professor Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, foi o escolhido para falar em nome dos 69 homenageados.
 
 
As personalidades agraciadas com a Comenda “Dom Pedro II” na solenidade de 6 de novembro são:
 
1. Adriano Seguso
À frente da Cristais Cá d’Oro desde a década de 90, perpetua o legado do mestre vidreiro Mario Seguso.
 
2. Ailton Santana “Mestre Bucha”
Congadeiro, instrutor da banda do Colégio Municipal e mestre da bateria da Escola de Samba Saci-Pô.
 
3.  Ana Paula Gonçalves Tranche
Graduada em Gestão Empreendedora, desde 2012 é presidente voluntária da Adefip - Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas. 
 
4. Anibal Camilo Togni
Um dos fundadores e diretores da Cerâmica Togni, foi um dos primeiros presidentes da Associação Comercial e Industrial de Poços. 
 
5. Antônio Bento Gonçalves
Sócio-diretor do Grupo Format, presidente da Associação Atlética Caldense por três gestões e sócio-fundador do Rotary Club de Poços de Caldas. 
 
6. Antônio Carlos Molinari
Mestre vidreiro, um dos fundadores da Cristais São Marcos, perpetuando o legado de Aldo Bonora, o primeiro mestre italiano a vir para o Brasil e a ensinar sua arte. 
 
7. Antônio Moraes
Professor Neco é treinador de crianças desde a década de 1970 e criou a escolinha de futebol Banda da Lata em meados de 1980. 
 
8. Antônio Pereira Gatto
Advogado, foi juiz titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Poços de Caldas de 1984 a 2014, exercendo também funções eleitorais e direção do Fórum. 
 
9. Aparecido Sisti
Engenheiro de Minas, trabalhou na produção de bauxita, foi professor durante 15 anos e diretor e voluntário na Associação de Assistência aos Deficientes Visuais - AADV. 
 
10. Assad Aun Neto
Cirurgião geral, especialista em administração em saúde e diretor técnico do Hospital Santa Lúcia - Hospital do Coração. 
 
11. Beatriz Lotufo Junqueira
Arquiteta, publicitária, fundadora e presidente da Associação Amigos do Museu de Poços de Caldas por mais de uma década. 
 
12. Benedito Luiz da Costa
Capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário e mestre de Companhia de Reis. 
 
13. Benedito Quinteiro
Juntamente com a família de fotógrafos Quinteiro é um dos mais importantes profissionais do ramo em Poços de Caldas. 
 
14. Carlos Cassemiro
Charreteiro mais idoso da cidade, trabalhando com o mais antigo meio de transporte da cidade: a charrete. 
 
15. Célia Maria de Souza
Provedora da Santa Casa, é contadora e, desde 2005, membro do SOS Santa Casa, organização de voluntários que trabalha em prol do Hospital.
 
16. Cícero Machado de Moraes
Engenheiro consultor, diretor técnico e responsável pelo Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas, foi também diretor da DME Energética. 
 
17. Elaine Terezinha Piva Cunha
Educadora física, em 2016 assumiu a presidência do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, associação que visa enaltecer e perpetuar a cultura e as tradições italianas.
 
18. Flávio Antônio Couto de Araújo Cançado
Diretor da Auto Omnibus Circullare, então empresa concessionária de transporte público da cidade, apoiou diversas obras sociais e atuou no Conselho Diretor da APAE. 
 
19. Flávio Franco
Presidente e atual diretor administrativo do Instituto Educacional São João da Escócia, foi presidente do Lar de Irmã Catarina e do Conselho de Administração da AACD. 
 
20. Francisco Carlos Soares Luz
Cônsul Geral do Brasil, diplomata com licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, tendo participado de diversas missões no exterior. 
 
21. Francisco de Assis Araújo
Radialista e jornalista esportivo, foi repórter na Rádio e TV Bandeirantes. Em Poços, está à frente da Rádio Cultura, onde comanda o tradicional “Conversa com o Povo”. 
 
22. Gaspar Eduardo de Paiva Pereira
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e formado em Letras, exerceu o magistério por 60 anos, tendo sido secretário municipal de Educação, Esportes e Administração.
 
23. Gisele Corrêa Ferreira
Empreendedora cultural e curadora, possui mais de 30 anos de experiência em projetos culturais e científicos à frente da GSC Eventos Especiais, com destaque para o Flipoços. 
 
24. Glaucia Aparecida Costa Boaretto
Uma das mais atuantes presidentes da APAE, onde ainda desenvolve importante trabalho. É também integrante da coordenação estadual das APAEs.
 
25. Ilma Sousa dos Santos
Uma das primeiras moradoras do Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira, é uma liderança da comunidade, auxiliando os moradores nas mais diversas demandas.
 
26. Irmã Iracy Bezerra
Atua no Asilo São Vicente de Paulo, com a vida dedicada aos idosos juntamente com as chamadas Damas de Caridade.
 
27. Jardel Trajano de Oliveira Gomes
Graduado em Direito e especialista em Segurança Pública, comanda a 18ª Região de Polícia Militar, com total conhecimento da realidade local.
 
28. Jean da Silva Reis
Violinista, maestro e mestre em Música, esteve à frente de várias orquestras europeias, atuando também como diretor artístico do Festival Música nas Montanhas. 
 
29. José Asdrúbal do Amaral 
Escritor e poeta, um dos fundadores do Grupo Mineiro de Vanguarda, responsável pela propagação da Poesia Concreta e Visual. 
 
30. José Henrique Cunha Santos 
Servidor da Guarda Municipal, Chefe do 103º Grupo de Escoteiros Pinheiros, é também colaborar cultural da Festa Uai. 
 
31. Jussara Marques de Oliveira Marrichi
Doutora em História atuando principalmente em termalismo e espaços balneários, é autora do livro "A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna”. 
 
32. Laura Ávila Carvalho
Medica pediatra, trabalhou por mais de 25 anos na Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos, atendendo de recém-nascidos a pré-adolescentes. 
 
33. Lilia Maria Pereira Carvalho Dias
A convite de Nini Mourão, começou a desenvolver serviços sociais na Gota de Leite, fundou a Creche do Charque e criou a FEARPO, com ajuda do Dr. Gaspar Eduardo de Paiva. 
 
34. Lina Claudia Virga Landi
Filósofa e pedagoga, pós-graduada em Metodologias Inovadoras na Educação, Gestão de Pessoas e Projetos Sociais, é diretora do Senac Poços.
 
35. Lúcia Vera de Lima
Mestra de Cultura Popular, diretora do Chico Rei, articuladora do Coletivo de Mulheres Negras Mercedes Santana e bandeireira do Terno de Congo de São Benedito.
 
36. Luciano Viti Mussolin
Empresário do ramo de gastronomia, também dá continuidade ao trabalho do pai, Owen Ranieri Mussolin, em A Recreativa, revista de palavras cruzadas pioneira no país.
 
37. Luiz Lotti Neto
Atleta veterano, foi um dos pioneiros do bicicross e primeiro ciclista a representar a cidade no campeonato mundial de mountain bike. Segue vencendo competições. 
 
38. Marco Antônio Sanches
Produtor e agropecuarista, é presidente fundador da Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica, do Sindicato dos Produtores Rurais e vice-presidente da Café Poços.
 
39. Maria Inês Lobão
À frente da Vivace Movimento Artístico Musical, desenvolve intenso trabalho nas áreas de piano, música de câmera, teoria musical e pianista acompanhadora. 
 
40. Maria José Barbosa
Presidente da Fundação de Assistência ao Menor e diretora da Escola Profissional Dom Bosco. 
 
41. Maria Lúcia Santori Pellachin Lemos
Formada em Pedagogia, professora e orientadora vocacional, trabalhou por mais de 50 anos na área de educação, tendo sido sócia e diretora da escola Sete de Setembro. 
 
42. Matt Ross Featherstone
Nascido na Inglaterra, onde foi jogador de cricket, e radicado em Poços há vários anos, é treinador da Seleção Brasileira Feminina de Cricket.
 
43. Nany People Cunha Santos
Artista trans, humorista, atriz e Embaixadora do Turismo de Poços, vai completar 37 anos de carreira, incluindo teatro, cinema, rádio e TV, além do lançamento de livros. 
 
44. Noé Jorge Vianna
Militar da Reserva, dedica-se totalmente aos trabalhos sociais do Lins Club de Poços de Caldas.  
 
45. Odair Camillo
Jornalista, diretor do jornal Brand-News, escritor com quatro livros publicados, foi presidente do Lions Clube Urânio e fundador da Guarda Mirim de Poços de Caldas. 
 
46. Orival Bento Gonçalves
Cantor lírico, o baixo-barítono é radicado em Nova York, sendo reconhecido mundialmente por sua sensibilidade artística e execução vencedora. 
 
47. Orlanda da Conceição
Mestra de cultura popular e capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo.
 
48. Patrícia Abes Alvim
Advogada e filósofa, primeira delegada de Polícia de Poços de Caldas, criou na delegacia regional o núcleo de acolhimento para mulheres vítimas de violência. 
 
49. Raquel Barbosa Mantovani
Musicista, cantora e professora de canto, é diretora administrativa do Festival Música nas Montanhas e sócia-fundadora da Vivace Movimento Artístico Musical. 
 
50. Raul Togni Neto
Jogador de basquete, iniciou suas atividades na Associação Atlética Caldense e atualmente defende equipes na NBA, nos Estados Unidos. 
 
51. Raulina Maria Ferreira Adissi
Uma das fundadoras do Materno Infantil de assistência às mães e às crianças, criadora do movimento amplo das mulheres de Poços de Caldas e ex-vereadora. 
 
52. Renato Rezende
Atleta de BMX durante 25 anos, representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, tendo migrado recentemente para o mountain bike
 
53. Rogério de Faria
Perdeu a visão após ter levado um tiro e iniciou aí seus trabalhos sociais. Foi presidente da Adefip e também da Escola Helen Keller, que assiste pessoas cegas. 
 
54. Rosilene Mantovani
Servidora pública municipal aposentada, permaneceu por 37 anos na Secretaria Municipal de Governo, exercendo diversas funções gratificadas e cargos em comissão. 
 
55. Rossmaly Alves de Moraes Borges
Fotógrafa, filha do saudoso jornalista Décio Alves de Morais, é responsável por belas fotos, dedicando-se também ao grande acervo histórico/fotográfico deixado pelo pai.
 
56. Sebastião Curimbaba
Junto do pai, Benedito Curimbaba, fundou a Mineração Curimbaba e desenvolveu a empresa, uma das 14 do Grupo Curimbaba, holding de controle familiar.
 
57. Sérgio Alvisi
Músico, carnavalesco e grande animador, dirige a Banda do Lira. Farmacêutico de profissão, dirigente esportivo, radialista, coralista, produtor cultural e pandeirista.
 
58. Sérgio Cândido Dias
Doutor em Reabilitação Oral, coordenador de Curso de Mestrado em Prótese Dentária, tem sido responsável por implantar novos conceitos da Odontologia do futuro. 
 
59. Sônia Maria Soares
Tem 50 anos de atuação na Educação, destacando-se como Superintendente Regional de Ensino, coordenadora e diretora nos colégios Pelicano e Sete de Setembro.
 
60. Tânia Maran Magalhães
Desde 1996, integra a Diretoria da Unimed Poços de Caldas, sendo responsável pela área financeira e administrativa, além da empresa Dra. Tânia Laboratório Médico. 
 
61. Tatiele Roberta de Carvalho
Atleta fundista de alto rendimento, se tornou a primeira mulher finalista olímpica do Brasil na prova de 10 mil metros rasos, nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
62. Valderez Medina Ferreira
Maestrina conhecida por sua atividade artística como pianista, regente de coros e pelos serviços prestados à música e à cultura de Poços de Caldas.
 
63. Vitorio Cioffi
Nascido de uma família de cantadores, Riachão fez sucesso com a dupla Riachão e Riachinho e, posteriormente, criou a Orquestra de Violeiros de Poços de Caldas. 
 
64. Walace Lara
Jornalista, é repórter especial da Rede Globo São Paulo. Publicou seus primeiros textos como colaborador do Jornal da Mantiqueira, jornal que abriu as portas do jornalismo. 
 
65. Waldir Miguel
Empresário da indústria hoteleira, foi presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária e Venerável da Loja Maçônica Estrela Caldense. 
 
66. Walter Pereira de Araújo
Proprietário da Cantina do Araújo, Walter comanda o mais tradicional restaurante de Poços, cuja história teve início há 67 anos, com os pais, João e Edimina Araújo.
 
67. Walther Marcondes de Alvarenga
Jornalista com cinco livros publicados, apresenta dois programas na TV sobre imigrantes. Também é referência no Brasil sobre imigração.
 
68. Wilma Dinah Danza Vilela
Formada em Arquitetura e Urbanismo, é autora do conjunto da Fonte do Monjolinho, com biblioteca e seu entorno paisagístico, a Praça Tiradentes.


HOMENAGEM - Ao final, quebrando o protocolo, o prefeito Sérgio Azevedo fez uma homeagem ao médico Carlos Eduardo Venturelli Mosconi, concedendo-lhe a Comenda. 
Mosconi foi secretário municipal de Saúde, relator da Saúde na Constituinte e autor da Emenda 29, que destina à saúde um percentual mínimo de recursos orçamentários. 






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.