08/11/2022 às 16h09min - Atualizada em 08/11/2022 às 16h09min

Projeto Turístico Educativo vai levar alunos 60+ da UNABEM para visita às Thermas Antônio Carlos

FONTE: Flávio José Valente - FOTO: Tathy Naila
Thermas Antônio Carlos vai receber a primeira visita do projeto nesta quarta-feira
C 
O projeto voluntário visa resgatar e vivenciar conhecimentos importantes de fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais do turismo de Poços de Caldas; atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade
 
Acontece nesta quarta-feira (9), às 14h30, a primeira visita do projeto “Turismo Educativo 60+” do programa de extensão da Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), da UEMG - Poços de Caldas. As Thermas Antônio Carlos - um dos principais cartões postais da cidade - será o primeiro atrativo turístico visitado, pois traz temas históricos e geográficos fundamentais para a origem da cidade, como o vulcanismo, as águas sulfurosas e o turismo de saúde e bem-estar. É lá que os alunos do projeto voluntário, formado por pessoas com idade acima de 60 anos de idade, vão participar do primeiro encontro.
 
O “Turismo Educativo 60+” foi criado com o objetivo de resgatar e vivenciar conhecimentos importantes de fatos históricos, geográficos, econômicos, de saúde e ambientais do turismo de Poços de Caldas, por meio de visitas guiadas e críticas aos principais atrativos turísticos da cidade, possibilitando assim, despertar sentimentos de pertencimento, identificação e valorização da cidade”.
 
De acordo com o professor voluntário responsável pelo projeto, Dr. Flávio José Valente, o “Turismo Educativo 60+” se fundamenta em várias premissas, entre as quais:
• Moramos numa cidade que nasceu e ainda vive do turismo.
• A cidade está comemorando 150 anos de fundação.
• O turismo, como campo de estudo, utiliza conhecimentos de várias áreas dos saberes (história, geografia, economia, sociologia, meio ambiente, etc.).
• Conhecer, pensar e movimentar-se pela cidade é um ato de cidadania que ajuda a perceber que este espaço é nosso e passível de nossas influências.
 
Flávio José Valente explica que a UNABEM é um programa gratuito de extensão da UEMG desenvolvido para a população acima de 60 anos, que visa promover atividades intelectuais com o objetivo de elevar a autoestima, a sociabilidade, além de desenvolver as capacidades cognitivas dos integrantes. São atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. “Trata-se de um programa multidisciplinar que envolve alunos e professores de diversos cursos, inclusive com a participação de professores voluntários”, acrescenta.
A coordenação do núcleo de Poços de Caldas é da professora Dra. Adriana Gavião B. Oliveira.
 
QUEM É FLÁVIO JOSÉ VALENTE - PhD em Administração e Turismo pela Southern Cross University - Austrália. Mestre em Turismo e Hospitalidade pela Universidade do Vale do Itajaí (SC). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC (MG). Graduado em Turismo, com ênfase em administração de empresas, pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Empresário e administrador de empresas turísticas por 26 anos.
De volta ao Brasil, desde 2016 tem atuado como professor em cursos de graduação e pós-graduação de Turismo, Administração de Empresas, Engenharia da Produção, Marketing e Gestão de Negócios em Turismo.
É consultor e pesquisador em administração de empresas, empresas aéreas, agências de viagens, planejamento estratégico de marketing, organizações do terceiro setor, liderança, governança e planejamento de destinos turísticos.
 
Para mais informações e contato com os responsáveis:
Dr. Flávio José Valente: (35) 9 8874 5236 / E-mail: [email protected]
Dra. Adriana Gavião B. Oliveira: (35) 9 8811-7111 / E-mail: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.