17/09/2024 às 15h51min - Atualizada em 17/09/2024 às 15h51min

Turismo Educativo 60+ visita o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente - [email protected]
O aeroporto começou a ser construído em 1936 e foi oficialmente inaugurado em 2 de abril de 1938 pelo então presidente Getúlio Vargas, que era um visitante frequente de Poços de Caldas
 
O grupo do projeto foi calorosamente recepcionado pela equipe local da Infraero, composta por Silvania Silva e Roberto Dias, sob a liderança de Joelson Pereira, gerente do aeroporto. A equipe apresentou informações valiosas sobre a missão e os planos da Infraero, além de realizar uma interessante demonstração de balizamento de aeronaves.
 
A história do aeroporto é rica, marcada por um início de grande movimento e glamour, seguido por um período de relativo abandono. Atualmente, com a recente administração da Infraero, surge uma renovada esperança de recuperação.
 
Projetado pelo engenheiro Otávio Lotufo, o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles começou a ser construído em 1936. Com um charmoso terminal de passageiros em estilo neocolonial mexicano, o aeroporto foi oficialmente inaugurado em 2 de abril de 1938 pelo então presidente Getúlio Vargas, que era um visitante frequente de Poços de Caldas. Vargas chegou à cidade a bordo de um avião do Exército, acompanhado por uma grande comitiva, incluindo membros da Casa Civil, Militar e seus familiares. Um fato curioso foi a participação ativa de Alzira Vargas, filha de Getúlio, nas comemorações da inauguração, inclusive voando como passageira em manobras acrobáticas realizadas por um dos aviões da Marinha.


Nos seus primeiros anos, o Aeroporto de Poços foi muito movimentado e prestigiado, recebendo voos regulares de empresas como Aerovias Brasil e Panair do Brasil. Entre 1980 e 1991, a TAM operou voos regulares, inicialmente com as icônicas aeronaves Bandeirantes, fabricadas pela Embraer, e depois com o Fokker 27. Nos anos seguintes, outras iniciativas esporádicas surgiram com empresas aéreas regionais, além do Projeto Voe Minas Gerais, subsidiado pelo Governo do Estado. No entanto, há alguns anos Poços deixou de contar com voos regulares.
 
Desde outubro de 2022, a Infraero, por meio de um contrato com a Prefeitura Municipal, assumiu a administração do aeroporto. Apesar do pouco tempo à frente, a Infraero já realizou diversas melhorias e regularizações no local, além de desenvolver um plano de longo prazo. Espera-se que as lideranças locais e regionais se unam aos esforços da Infraero para viabilizar o retorno de voos regulares, o mais breve possível, ampliando assim o desenvolvimento econômico, social e turístico de Poços de Caldas e região.
 
O Projeto Turismo Educativo 60+, idealizado pelo professor Flávio José Valente, é uma iniciativa voluntária que busca promover o senso de pertencimento e a valorização da cidade através de um "turismo cidadão", explorando as belezas e riquezas de Poços. A Unabem, coordenada pela professora Adriana Gavião, também é voltada para pessoas com mais de 60 anos, com o objetivo de elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver capacidades cognitivas. Juntos, os dois projetos realizam aulas e visitas guiadas, alternadamente, todas as quartas-feiras à tarde. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade, com transporte fornecido pela Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 8874-5236.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.