Brand-News Publicidade 1200x90
05/10/2022 às 16h32min - Atualizada em 05/10/2022 às 16h32min

Exposição #TodasImportam reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c 
A pedido da vereadora Regina Cioffi (PP), a Câmara de Poços recebe, até 14 de outubro, a exposição fotográfica #TodasImportam, organizada pela Associação Lenços ao Vento. Em alusão ao Outubro Rosa, a mostra tem como objetivo principal alertar a respeito do câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce. A abertura aconteceu na última terça-feira (4), com a presença de vereadores, da presidente e fundadora da associação Patrícia Gil, da diretora financeira Vanessa Dias e de outras mulheres envolvidas no trabalho da entidade.
           
A exposição na Câmara traz cartazes informativos sobre o câncer de mama e sobre a história da associação, além de fotos e minibiografias de mulheres diagnosticadas com a doença e que foram acolhidas pela instituição. “A exposição de fotos foi realizada dentro da Associação Lenços ao Vento, por nós mesmos da associação. São pacientes que estão passando pelo processo do tratamento do câncer de mama e algumas pacientes já passaram pelo processo e estão curadas. Estamos também chamando a atenção para uma causa importante envolvendo as mulheres trans acometidas com o câncer de mama”, disse.
           
Patrícia comentou, ainda, sobre o nome dado à exposição. “O #TodasImportam nasceu há três anos com uma campanha muito bacana que nós temos, que é a venda de camisetas para a compra de mamografias e distribuição gratuita destas para os pacientes do SUS”, contou.
           
Ludmila Martins, uma das mulheres que tem sua história compartilhada na exposição, falou sua experiência com a doença e com o processo de cura. “Foi uma batalha muito difícil, mas hoje eu sou uma outra pessoa. Hoje, eu aprendi a ter paciência. Eu era muito estressada, mas na quimioterapia você senta e vê o medicamento pingando ‘devagarinho’ e eu fui obrigada a ter calma e ser paciente. Nós aprendemos a dar valor na vida, o que é muito importante”, afirmou.
           
Regina Cioffi destacou a importância desta pauta. “É fundamental um momento como esse. Esta Casa, que é representante do povo, tem o dever de fazer essas orientações de prevenção do câncer de mama. Ainda precisamos trabalhar muito, não só pelo acolhimento, que é um trabalho que a Associação Lenços ao Vento faz, mas na orientação da prevenção. O melhor tratamento é a prevenção, é o diagnóstico precoce que evita cirurgias mutiladoras e, principalmente, evita os óbitos. As mulheres ainda morrem, em pleno século XXI, com câncer de mama. As políticas públicas envolvendo a questão do câncer de mama e outros tipos de câncer precisam ser mais contundentes ainda”, declarou.
           
A legisladora apresentou números referentes à doença. “Infelizmente, de 2020 a 2022, houve em torno de 66 mil casos de câncer de mama no Brasil, uma estatística extremamente preocupante, e um índice de mortalidade de 13,6%. É inadmissível termos fila para aguardar mamografia na cidade. Mamografia é o tipo do exame que não tem como aguardar. Se for indicado, tem que ser feito. Então, as políticas públicas devem ser mais contundentes e o Executivo tem que exercer o seu papel de responsabilidade com a população nesse sentido, porque hoje temos mais de 1.200 mamografias aguardando”.
                       
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, no saguão de entrada da Câmara.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.