Brand-News Publicidade 1200x90
05/10/2022 às 15h57min - Atualizada em 05/10/2022 às 15h57min

Você conhece a história do Bumba meu boi?

FONTE: Flavia Fusco 1 - [email protected] - FOTOS: Divulgação
C 
Conheça a cultura do Maranhão, cenário da novela “Travessia”, próxima novela das 9 da Rede Globo, através do livro digital História em Movimento
 
O aniversário de São Luis, capital do Maranhão, traz para a população brasileira a oportunidade de conhecer melhor a rica história e cultura maranhense. O livro digital, facilmente acessado pelo QRCode, faz parte do projeto História em Movimento e traz imagens e textos que resgatam a história da cidade e de seu patrimônio arquitetônico e cultural.
 
Uma das festas folclóricas que serão retratadas na novela é o Bumba meu boi, uma dança folclórica que narra a história de amor, morte, ressurreição e perdão vivida personagens humanos e animais fantásticos. A festa reúne adereços, músicas, danças e representação teatral para contar a história de um homem que atende ao pedido de sua mulher grávida: comer a língua de um boi. O casal era empregado de uma fazenda e corta a língua de um dos bois favoritos do patrão para realizar o desejo da mulher. O boi, preferido do dono da fazenda, foi encontrado sem vida, mas um curandeiro o ressuscitou. O fazendeiro, ao saber da história, perdoa seu empregado e realiza uma grande festa, que hoje é reproduzida todos os anos no Maranhão, durante os meses de junho e julho.
 
“Sempre tive muita curiosidade pelo Maranhão. É um estado que tem uma cultura muito própria, muita personalidade... toda essa mistura resulta em um caldo cultural muito rico que se expressa através do folclore, da arte, da música e da dança”, falou Gloria Perez ao GShow. A autora escolheu o Maranhão como cenário de sua próxima trama das 9, “Travessia”, que entra no lugar de “Pantanal” na Rede Globo.
 
“Acredito que a visibilidade que uma novela das 9 proporciona é uma oportunidade importante para mostrar nossas riquezas, cultura e história a todos os brasileiros”, disse Cassia Mello, idealizadora do livro digital. Há 20 anos, Cassia trocou todas as suas conquistas em São Paulo pelo amor ao Maranhão.
 
Cassia Melo é filha de maranhense. Nascida em São Paulo, cursou Marketing com especialização em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou em grandes agências e produtoras da cidade, como a o2filmes, onde atuava como produtora executiva, quando tomou coragem, como diz, para ir atrás de um sonho. “Sempre acreditei que a cultura é ferramenta fundamental para a transformação da educação e da inclusão e que leis de incentivo, bem utilizadas, podem fazer a diferença”, afirma Cassia, hoje à frente da Oito Projetos Criativos.
 
O livro digital História em Movimento foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo Grupo Audiolar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.