Pelo segundo ano consecutivo, Vila Literária de Minas Gerais encanta o público que compareceu em peso no primeiro final de semana do evento
A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços - teve início no último sábado (26) e segue até 4 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do jornalismo e do pensamento crítico contemporâneo, no Brasil. Convidados internacionais também marcam presença no evento, com destaque a nomes como o de Valter Hugo Mãe, que atraiu um público de centenas de pessoas em suas mesas no Festival. A programação segue, ao longo de toda a semana, com cerca de 100 atividades e mais de 200 convidados.
"A população e visitantes têm ficado encantados com a beleza de nossa Vila Literária e elogiado muito nossa programação, curadoria, formato e estrutura. Essa é uma agenda histórica e que coroa os 20 anos de nosso Festival", destacou Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
Cerca de 40 tendas representam em torno de 60 editoras, como a Todavia, Planeta, Leiturinha, Pallas, Dublinense, Agir, Autêntica, Livraria Leitura, entre outras. Estima-se que estejam disponibilizados cerca de 30 mil títulos ao público.
Com o tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, o Flipoços 2025 presta homenagem a Portugal e reúne mais de 100 atividades, incluindo mesas literárias, oficinas, lançamentos, shows, congressos e encontros gastronômicos. O evento também promove a integração de países lusófonos, com a presença de escritores internacionais.
Entre os nomes relevantes da programação, destacam-se Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Celso Lafer, Paulo Rezutti, Jerônimo Pizarro, Itamar Vieira Junior, Ondjaki, Eduardo Bueno, Lira Neto e Roberta Martinelli. A programação contempla temas como literatura LGBTQI+, literatura indígena, turismo literário, inteligência artificial e mercado editorial.
SERVIÇO - A 20ª edição do Flipoços acontece de 26 de abril a 4 de maio, no Parque José Afonso Junqueira. A programação completa está disponível no site www.flipocos.com e nas redes sociais @flipocos.
REALIZAÇÃO - O festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura de Poços de Caldas, Ministério da Cultura e União Literária de Minas Gerais. Tem patrocínio da Codemge, Althaia, Valgroup e Rede Itaú, além de apoio de diversas instituições e marcas parceiras.
O Flipoços segue com uma programação intensa, ao longo de toda a semana, a qual pode ser acessada no www.flipocos.com.
A programação completa do 20º Flipoços está disponível no site www.flipocos.com