Brand-News Publicidade 1200x90

Natália Soares, de apenas 14 anos, apresentará seu livro de estreia durante o Flipoços

25/04/2025 15h25 - Atualizado há 16 horas

 

Estudante do Colégio Batista Mineiro é uma das autoras mais jovens no 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços)

Com apenas 14 anos, a estudante Natália Soares, do 9º ano do Colégio Batista Mineiro BH - Floresta/Séries Finais é uma das autoras mais jovens a participar da 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), um dos mais tradicionais eventos literários do país.

Natália estará presente no estande da Editora Coerência nos dias 26 e 27 de abril (sábado e domingo), onde apresentará seu livro de estreia, Para minha amada Julieta; participará de sessões de autógrafos e conversará com o público sobre sua trajetória e inspirações como jovem escritora.

Lançado há menos de um ano, o romance já conquistou espaço entre os leitores: são cerca de 500 exemplares vendidos e destaque entre os livros mais comprados de uma livraria de renome em Belo Horizonte.

A história acompanha um grupo de adolescentes em uma jornada repleta de mistérios e revelações, em busca de uma amiga sequestrada.

“O Flipoços é um festival internacional conceituado e, neste ano, completa 20 anos. Ter a oportunidade de participar como autora é não só uma felicidade imensa, como também a chance de apresentar meu livro ao público do Sul de Minas e de outras regiões”, destaca Natália.
 

O DESPERTAR PARA A LITERATURA - Embora tenha crescido em um lar onde a leitura sempre foi incentivada, Natália reconhece o papel essencial do Colégio Batista Mineiro em sua formação literária. Seu primeiro contato mais profundo com os livros aconteceu aos 8 anos, por meio do projeto LiterArte, desenvolvido nas Séries Iniciais do Colégio. A proposta une literatura, artes e cultura, despertando nos estudantes o prazer pela leitura e pela criação.
“Eu já gostava muito de ler, mas foi durante o projeto LiterArte que conheci a coleção ‘O Reino Secreto’. Li a coleção toda e, desde então, não parei mais”, relembra Natália.
Naquela época, a professora de Redação, Juliana Guimarães, foi uma das primeiras incentivadoras de sua escrita, reconhecendo seu talento e estimulando-a a desenvolvê-lo.
 

O VALOR DA EDUCAÇÃO - As experiências vivenciadas em sala de aula, nos corredores do Colégio e até mesmo além dos seus muros proporcionam aos estudantes uma formação integral - que valoriza o desenvolvimento acadêmico, emocional e espiritual. Com Natália não foi diferente. Os professores do Colégio Batista Mineiro - especialmente os de Redação - perceberam sua paixão pela escrita e incentivaram seu desejo de transformar essa paixão em algo maior.

Ao chegar ao 6º ano, duas experiências marcaram sua trajetória e reforçaram a presença da literatura em sua vida. “Quando estava no sexto ano, em uma visita à biblioteca, conheci a coleção The 39 Clues, que foi a principal inspiração para o meu livro. Depois, em uma aula de Língua Portuguesa com o professor Emerson Carvalho, falávamos sobre o gênero mistério. Foi aí que peguei o lápis e, na contracapa do livro, rascunhei as primeiras ideias do que viria a ser minha história”, conta.

Para a diretora do Colégio Batista Mineiro BH - Floresta/Séries Finais, Claudia Arruda, reconhecer e incentivar o talento dos estudantes é mais uma das ferramentas da instituição na missão da educação integral. “É grande privilégio saber da participação da nossa estudante Natália em um dos principais festivais de literatura de Minas, com alcance também no Brasil. O envolvimento com a atividade literária é muito importante para o desenvolvimento das novas gerações e de todas as pessoas, por isso, Natália tem sido uma inspiração para todos. Destacamos a importância do contínuo estímulo da família dado à estudante, como também o trabalho desenvolvido pelos educadores do Batista”, disse.


JOVENS LEITORES E ESCRITORES -  A jovem autora acredita que sua atuação em feiras literárias e eventos educacionais pode ser uma ferramenta importante de incentivo à leitura entre os adolescentes.
“A leitura é uma habilidade fundamental, além de ser um hobbie maravilhoso que, uma vez iniciado, nunca mais dá para parar. Infelizmente, muitos jovens não leem tanto hoje, mas recebi ótimos retornos de adolescentes que se encantaram com meu livro. Quero incentivá-los não só a ler, mas também a escrever. Qualquer um pode, basta dedicação”, afirma.
 

PRÓXIMAS OBRAS - Natália já está trabalhando em dois novos projetos literários: a continuação de Para minha amada Julieta (ainda sem título definido) e um novo livro de ficção histórico-científica com viagem no tempo, ambientado em momentos marcantes da história mundial, como a Revolução Francesa.
 

SOBRE A AUTORA - Natália Soares começou a escrever aos 11 anos, criando fanfics de Harry Potter no Wattpad. Além da paixão pelos livros, ela também se destaca como participante de olimpíadas científicas nas áreas de matemática, história e outras disciplinas.
Seu romance de estreia, Para minha amada Julieta, une o universo adolescente a referências literárias e cinematográficas, com um enredo envolvente e personagens cativantes - resultado de muita pesquisa, dedicação e paixão pela escrita.

 

SERVIÇO:
20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços)
Data:
 26 de abril a 4 de maio
Participação de Natália Soares: 26 e 27 de abril
Local: Parque José Affonso Siqueira - Poços de Caldas (MG)
Estande: Editora Coerência

Para conhecer mais: https://www.instagram.com/minha.vida.entre.livros/


FONTE: FONTE E FOTO: Laura Barbosa - [email protected]
Notícias Relacionadas »