FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas
c Nesta quinta-feira (22), os vereadores Douglas Dofu (UNIÃO) e Kleber Silva (NOVO) estiveram em Belo Horizonte para uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde. Na oportunidade, pleitearam junto ao Governo do Estado melhorias na área da Saúde de Poços, em especial o aumento do número de leitos hospitalares e recursos financeiros para o Hospital da Santa Casa.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, do assessor especial da Secretaria Ibiraty Martins, e do presidente da Câmara Municipal de Bandeira do Sul Dênis Prates. Segundo o vereador Douglas Dofu, mais uma vez foi solicitado apoio do Estado para as questões de saúde do município. “Uma reunião muito produtiva, ocasião em que nós, novamente, pleiteamos mais leitos, melhores estruturas e apoio financeiro para Santa Casa. O secretário de Saúde já apontou alguns direcionamentos como, por exemplo, o Opera Mais, que é um programa do Estado que destina recursos para hospitais que realizam cirurgias eletivas e o valor pago pode chegar a até oito vezes mais do que a tabela SUS”, comentou o parlamentar.
Dofu falou, também, sobre o fortalecimento do Valora Mais. “Este também é um outro programa do Governo de Minas, que destina recursos para melhorar os serviços hospitalares. Falamos, ainda, sobre o programa de recuperação das Santas Casas, onde dívidas mais antigas estão sendo pagas e Poços entrará nesse projeto. Tivemos informações muito positivas e, agora, temos a responsabilidade de trazê-las para discussão junto à Santa Casa e à Secretaria de Saúde”, afirmou.
O vereador Kleber Silva destacou que as cobranças para melhorias na saúde de Poços têm sido constantes. “Tivemos uma ótima reunião, apresentando demandas importantes. Existe uma dívida que está sendo paga, em torno de R$ 6,7 bilhões, deixada pelo Governo passado, do Fernando Pimentel (PT), e já foi pago em torno de R$ 1,6 bilhão. O restante será pago agora. As entidades filantrópicas, no caso as Santas Casas, terão prioridade nesse pagamento, pois passam dificuldades financeiras. O que queremos é melhorar a qualidade do serviço, a compra de medicamentos, além disso buscar o aumento de leitos. O Estado não tem intenção de construir novos hospitais nas cidades que já possuem, que é o caso de Poços. Eles querem investir onde já existem as Santas Casas. Vamos trabalhar para conseguir recursos, fortalecendo a saúde que atende nossa microrregião, com cerca de 500 mil pessoas beneficiadas”, declarou o legislador.