Brand-News Publicidade 1200x90
01/06/2022 às 15h28min - Atualizada em 01/06/2022 às 15h28min

Cervejas para o clima frio

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
c 
Este ano o friozinho chegou mais cedo e, com ele, a vontade de sair para tomar um bom vinho. Mas o que algumas pessoas ainda não sabem é que nem todas as cervejas foram feitas para refrescar; existem estilos que se encarregam muito bem de aquecer o corpo durante as estações mais frias, e, muitas vezes cairão tão bem, ou até melhor, que um bom vinho.
 
Quando os termômetros se aproximam do 0°C, os estilos de cerveja mais indicados são aqueles mais alcoólicos e que remetem a alguns sabores e aromas específicos: chocolate, café, baunilha, caramelo e madeira, possuindo normalmente uma coloração mais escura.
 
Os estilos alemães Doppelbock e Eisbock são da família Bock, porém bem mais alcoólicos; a Weizenbock, como o próprio nome já diz, é uma versão bock de trigo alemã muito bem encorpada.
 
Na Bélgica, muitos são os estilos mais encorpados, adocicados e alcoólicos que combinam com o inverno, merecendo destaque as Belgian Dark Strong Ale, do qual também fazem parte as Quadruppel, além das Belgian Specialty Ale, normalmente associadas a algum toque das mais variadas especiarias, tais como casca de laranja, coentro, açúcar mascavo, frutas secas, ervas, vegetais e muito mais.
  
A Baltic Porter e a Imperial Stout são estilos báltico-britânicos bem escuros que podem remeter ao chocolate amargo, café e baunilha; o estilo escocês Wee Heavy muitas vezes remete a um bom uísque, por ter adição de malte desta bebida, e não raras vezes é maturado em barris de carvalho onde o uísque esteve por muitos anos; o mesmo ocorre com as cervejas Old Ale, estilo inglês que também passa por essa maturação, conferindo notas de madeira, baunilha e da bebida que antes estava nestes barris. As English Barleywine tendem ao caramelo, madeira e costumam dar uma sensação alcoólica de aquecimento, dizem ser vinho de malte, assim como o nome remete.
 
E quando se fala nos estilos americanos, o destaque vai para as American Strong Ale, que lembram frutas secas e caramelo; American Barleywine, que é uma versão americana do estilo originalmente inglês que falamos anteriormente; e Wheatwine, que é o “vinho do malte de trigo”. Pra quem é fã de lúpulo, os estilos de mais amargor e potência alcoólica fazem jus às Double IPA e Double NEIPA.
 



n
n
n
nn
n
n
n
n
n
n
n
n
nn

n
c
c

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.