Brand-News Publicidade 1200x90
18/04/2022 às 15h32min - Atualizada em 18/04/2022 às 15h32min

Como armazenar corretamente a cerveja?

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]

O armazenamento das cervejas é um fator importante para evitar sabores ou aspectos diferentes do padrão. Se não for colocar suas garrafas no refrigerador, o ideal é que as deixe guardadas em um local de sombra, mais frio, sem umidade e sem agitação.
 
Os efeitos causados pela luminosidade (seja ela solar ou artificial) são mais comuns em cervejas claras armazenadas em garrafas transparentes ou verdes. A luz atravessa este tipo de garrafa, ocasionando o off flavor (sabor inapropriado) lightstruck, também conhecido como aroma de gambá. Para evitar a oxidação, deve-se manter as garrafas longe de locais com incidência de luz, ou usar garrafas de cor mais escura ou latas que vedam totalmente a entrada de luminosidade. 
 
A agitação durante o transporte, ou mesmo quando se guarda na porta da geladeira, deve ser evitada, principalmente em cervejas que apresentam leveduras no fundo. Literalmente a cerveja deve descansar.
 
O calor e a umidade também são fatores importantes. Alguns fabricantes mais zelosos transportam seus produtos sob refrigeração e em contêineres escuros. Mas nem sempre é assim. No Brasil, em virtude do clima tropical, a temperatura nas carrocerias dos caminhões pode chegar a 60º C, o que é péssimo para a integridade das bebidas.
 
O tempo é primordial quando falamos na oxidação da cerveja. O consumo mais rápido pode fazer com que os agentes oxidantes sejam inibidos, evitando assim a produção de off flavors perceptíveis no paladar. Porém, alguns poucos estilos de cerveja que são de guarda vão melhorar com o tempo.
 
Mas guardo a cerveja de pé ou deitada? Diferente do vinho, a garrafa de cerveja não deve ser armazenada deitada, mas sim na posição vertical, de pé. Isso evita o contato com o ar, que fica na superfície, e que pode oxidar a cerveja. E também não é recomendado o contato da cerveja com a tampa.
 
(Foto cervejeira)
Outra dica importante se você gosta muito de cuidar bem de sua cerveja, é comprar uma cervejeira. Diferente da geladeira convencional ou frigobar, que foram desenvolvidos para conservar todo tipo de alimento e bebida, a cervejeira possui um sistema de refrigeração diferenciado e funcionalidades voltadas para bebidas alcoólicas, em especial a cerveja. As mais modernas possuem aplicativos para celulares que abrem um leque de opções de funcionalidades, tais como: ajuste de temperatura, controle de estoque e possibilidade de comprar cervejas direto do aplicativo!




 
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.