FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTO: Cláudio Couto
c Os músicos Anderson Martins e Milton Leite lançaram nesta semana conteúdo digital que integra o projeto cultural ‘Viola & Acordeon - O Som do Brasil’. Disponível para acesso no canal do YouTube de Anderson Martins, os artistas propõem um passeio pela sonoridade da música brasileira, propagando a cultura popular e a diversidade cultural do país, ao mesmo tempo em que promovem a valorização da viola e do acordeom, que juntos possuem muita força e harmonia únicos. O público terá acesso à apresentação de repertório com músicas regionais do raiz mesclados com outros gêneros mais populares, como samba, pop rock e MPB, bem como canções autorais. A produção audiovisual é de Cláudio Couto. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como empresa incentivadora o Hotel Ibis, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, com produção de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural). Para conhecer mais sobre o trabalho, acompanhe as redes sociais @andersonmartinscantor e @miltongleite.
SOBRE OS MÚSICOS Anderson Martins é cantor, compositor, violeiro, e em seus shows também toca violão, violão de 12 cordas e gaita. Traz no seu trabalho um leque de vários gêneros musicais, trazendo modernidade sem perder a essência, faz parte do novo folk brasileiro. Ao longo de sua carreira se consagrou vencedor em inúmeros festivais de música no Brasil. ‘Girando’, seu primeiro álbum, estreou em agosto de 2017. O disco ‘Estradas Invisíveis’ foi lançado em 2019, e em 2020 deu vida à ‘Canções de Quarentena’, com composições criadas durante a pandemia. No final de 2021 lançou ‘Minas em Vinhos’, single disponível nas plataformas digitais. Milton Leite é acordeonista autodidata, se destacou em apresentações com o Grupo Rasgacêro, Trio Asa Branca, Trio de Gala e com Anderson Martins. Se apresenta também com o músico instrumentista Eduardo Sueitt e com os grupos ‘Malabi e os Carlitos’ e ‘Maria do Balaio’.
Anderson Martins e Milton Leite se aliaram para criar uma proposta pautada na intenção de disseminar a música regional, trazendo sua simplicidade e riqueza, muitas vezes falando sobre a natureza, histórias cantadas, sentimentos e sua sonoridade peculiar, característico da Viola e do Acordeom, que juntos produzem uma fusão perfeita, homenageando a tradição popular da música raiz, da viola caipira e de grandes artistas da cultura regional brasileira, trabalhando ainda para a formação e ampliação de público para o trabalho de músicas autorais, valorizando a identidade musical de produções e artistas do interior do Brasil.