06/05/2024 às 15h41min - Atualizada em 06/05/2024 às 15h41min
Alunos de escolas públicas de Poços de Caldas experimentam aquarelas naturais
FONTE: Bibi Rodriguez - FOTO: Kaique Caliari
Projeto Formas e Artes também exibe vídeos de como criar as tintas com elementos da natureza em redes sociais
Formas e Arte, projeto cultural de artes visuais, promove oficinas de pintura para alunos das escolas públicas de Poços de Caldas. Nesta edição, iniciada em março deste ano nas escolas municipais Sérgio de Freitas Pacheco e José Mamud Assan, 50 alunos dos 5º e 6º anos experimentam tinta aquarela natural. Idealizado e desenvolvido pelos artistas plásticos Rosana Lovato e Anderson Almeida, com produção da Oficina da Terra art studio e patrocínio do Hotel Vilage Inn, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, oferece uma abordagem única ao utilizar pigmentos naturais.
Rosana Lovato explica que a ideia por trás do uso da aquarela natural é surpreender os participantes com algo único e original e ensinar sobre a origem das tintas, que historicamente eram extraídas da natureza para diversos fins, como pintar quadros ou tingir tecidos. “A aquarela natural é uma tinta feita com pigmentos oferecidos pela natureza como cúrcuma, hibisco, pó de café, casca de cebola, entre outros”, explica.
Rosana e Anderson criam as tintas e todo o processo é filmado para ser exibido durante as oficinas do projeto, e as aquarelas naturais são levadas para as oficinas para serem utilizadas pelos alunos do projeto. Com cores muitas vezes inusitadas e não encontradas em tintas industriais, os participantes podem explorar novas possibilidades artísticas e criar obras autorais. Ao final do projeto, as pinturas dos alunos serão exibidas em exposição virtual no blog www.formasearte.blogspot.com
Projeto oferece conteúdo para todos
As filmagens da elaboração das tintas aquarelas naturais possibilitam que o projeto ultrapasse os muros das escolas e beneficie mais pessoas. Os vídeos de cada uma das cores criadas estão disponíveis nas redes sociais do Formas e Artes (@formas.e.arte), para quem quiser aprender sobre pigmentos naturais e explorar novas técnicas de pintura experimental. Nos vídeos é possível aprender a criar as aquarelas utilizando plantas, cascas e flores e suas possibilidades de desdobramento de cores.
Os vídeos são assinados pelo videomaker Pablo Vitor, responsável pela captação e edição de imagens do projeto, que também conta com a assistência de produção de Kaique Caliari e assessoria de imprensa de Bibi Rodriguez.