, A Black Friday é a data em que muitos consumidores esperam para finalmente dar um check na lista de desejos, trocar aquele eletrônico ou eletrodoméstico que já está ultrapassado ou não funciona mais e até mesmo para adiantar os presentes de Natal. A Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, realizou um estudo analisando palavras-chave, dentro de um banco de dados de mais de 20 bilhões de termos, para entender o comportamento de pesquisa dos brasileiros para a Black Friday 2021 - data que movimenta milhões no comércio.
Analisando o período de outubro de 2020 a agosto de 2021, a categoria de viagens ganhou maior destaque nas pesquisas dos brasileiros. Depois de quase dois anos de pandemia, muitas pessoas estão retomando os planos de viagens e programando passeios ou férias de fim de ano. Com isso, foram quase 3 milhões de buscas pelo termo viagem, sobretudo entre os adultos de 25 a 34 anos, que representam 33,6% deste público, sendo mais de 55% mulheres.
No top 3 segmentos mais buscados, segue em segundo lugar a categoria "roupas" com 1.552.213 buscas, sendo 65,7% do público feminino; e em terceiro lugar a dupla esportes e recreação com 1.215.109 buscas, principalmente pelos homens que marcam 58,70% do público. Viagens, roupas e esportes também foram os segmentos que mais investiram em anúncios neste período. Os números, que englobam dados globais, demonstram que a categoria "roupas" foi a que liderou o ranking com mais de USD 3 milhões em anúncios, seguida de viagens com a média de USD 2.8 milhões e esportes com USD 1 milhão.
Com relação aos produtos mais buscados, o levantamento da Semrush destacou uma diversidade de itens para todos os públicos, desde celulares - líder de pesquisas com mais de 15 milhões de buscas, até brinquedos e livros.
Quando se trata de aparelhos telefônicos, os diversos modelos do iPhone ocupam 5 posições na lista dos 10 produtos mais buscados. Neste ranking, os eletrônicos são a maioria, tendo apenas um eletrodoméstico na lista. Air fryer chega com volume de pesquisas acima de 1,1 bilhão.
E onde o público quer comprar ou até mesmo, comparar os preços desses produtos? A Semrush também levantou quais os e-commerces mais buscados para a Black Friday e os grandes players do e-commerce brasileiro, marcaram os três primeiros lugares no pódio, gerando grandes expectativas do público com relação aos preços e promoções.