Brand-News Publicidade 1200x90
15/10/2021 às 14h38min - Atualizada em 15/10/2021 às 14h38min

Como harmonizar churrasco com cerveja

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected] - FOTOS: Reprodução Google

Será que existe combinação melhor do que churrasco e cerveja? Para os brasileiros, em um final de semana ensolarado, talvez essa seja a melhor opção para reunirem-se com a família e os amigos! Mesmo que ela já seja uma excelente combinação, podemos torná-la ainda melhor com algumas dicas de harmonização.
 
Harmonização consiste na técnica de combinar sabores de alimentos com características específicas de bebidas. Os principais elementos da harmonização consistem em observar o contraste, a semelhança e, no caso da harmonização com a maioria das carnes, o corte. A seguir, vamos entender cada um deles.
 
Na harmonização por corte, os elementos da cerveja como carbonatação, amargor, teor de álcool, etc. quebram elementos da carne, como a gordura, e limpam o paladar, preparando a boca para receber outra fatia. A harmonização por semelhança leva em conta elementos próximos entre a bebida e o alimento, como doçura, acidez, amargor, e acentua essa característica de ambos os alimentos. Por sua vez, a harmonização por contraste - na minha opinião, a mais interessante -, se realiza alcançando um equilíbrio entre as diversas características que diferenciam o alimento e a bebida, produzindo um “terceiro” sabor, ainda mais agradável.
 
De um modo geral, alguns estilos de cerveja - tais como o estadunidense American Pale Ale, o alemão Munich Dunkel e o inglês English Pale Ale - são “coringas” para servirem na harmonização com os tipos mais frequentes de churrasco. Entretanto, uma combinação que me agrada muito é a harmonização por semelhança entre o estilo alemão Rauchbier (cerveja defumada) e carnes assadas e/ou defumadas.
 
 
Outras opções mais específicas de harmonização de churrasco com cerveja são:

 
- Linguiças: harmonizar com as cervejas lager alemãs, tais como Pilsen, Bock, Oktoberfest e Munich Helles (chamadas apenas de Lager em nossa região).
 
- Porco: por serem carnes, em geral, um pouco mais gordurosas, procure harmonizar com cervejas ligeiramente mais amargas, como a American Brown Ale, a American Amber Ale, a Red IPA e a English Bitter.
 
- Cordeiro: por se tratar de carne com o sabor mais complexo e marcante, recomenda-se a harmonização com cervejas de sabor mais definido, como a Belgian Dark Strong Ale, a Wee Heavy, a Old Ale ou a Doppel Bock.


- Frango: por serem mais leves e sem muita gordura, harmonizam bem com estilos mais leves de cerveja, como o Vienna LagerAltbier ou Märzen.
 
- Carnes vermelhas, como costela, fraldinha, cupim e picanha, harmonizam muito bem com cervejas de amargor mais pronunciado, como as IPAs; e quanto mais gordura, maior deve ser o IBU (índice de amargor) da bebida. Exs: American IPA, Double IPA, New England IPA, Brown IPA, Black IPA, etc.
 
- Queijo coalho ou nozinho: ainda que não sejam carne, são presença garantida nos churrascos dos mineiros; e nada melhor do que uma boa cerveja de trigo para harmonizar, das quais recomendo a Weissbier, a Dunkles Weissbier ou a Weizenbock.


 *O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.