Brand-News Publicidade 1200x90
13/09/2021 às 15h17min - Atualizada em 13/09/2021 às 15h17min

O que é uma cerveja ALE?

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]

Ale (diz-se Êiou) é um grupo contendo vários estilos de cerveja que se diferem do outro grande grupo chamado Lager (diz-se Láguer). As Ale são estilos que possuem uma fermentação em temperaturas um pouco mais altas, normalmente acima de 15º C, mas normalmente inferior aos 24º C. Essas leveduras trabalham em uma parte mais superior no tanque de fermentação, por estes motivos, consideramos os estilos Ale, sendo de alta fermentação.
 
As características das cervejas Ale são bem variadas, mas possuem um padrão de aroma e sabor bem mais complexo quando comparadas às Lager; isso é decorrente do fato das altas temperaturas, no momento da fabricação, fazerem com que as leveduras Ale produzam mais compostos ésteres e fenóis, estes, associados aos sabores frutados das Ale.
 
O grande “boom” da expansão do mercado cervejeiro que ocorreu no Brasil foi graças às cervejas Ale, já que IPA e cervejas de trigo ilustram alguns tipos de Ale. Por outro lado, menos de 10% das cervejas vendidas no país, são Ale. Ao todo são aproximadamente 100 estilos diferentes de cerveja Ale, sejam claras, escuras, avermelhadas ou até coloridas.
 
Conheça alguns estilos de cerveja pertencentes a este grande grupo:
 
As IPAs (India Pale Ale) e suas derivações já somam mais de 15 estilos catalogados e outros que ainda estão por entrar nos guias de estilos de cervejas. Foram desenvolvidas pelos ingleses nas épocas das embarcações em viagens para a Índia. O lúpulo, que gera o amargor, é colocado em maior quantidades nestes estilos. Ex.: Bricks Session IPA, Bones Corsário English IPA, Virtus Triple IPA, Gorillaz Vulkano, Gonçalves Yellow Bomb, Borderbrew Uma Viagem a Vermont, Hill Beer Double IPA, Passopreto Punch IPA, etc.
 
Weissbier, Dunkles Weissbier e Weizenbock são cervejas de trigo clara, trigo escura e bock de trigo respectivamente. As cervejas de trigo foram as primeiras a chegar em Poços e região como “algo” diferente daquilo que conhecíamos, há 20 anos! Levemente adocicadas e efervescentes, servidas naquele belo e alto copo de 500 ml. Ex.: Erdinger Weißbier, Gonçalves Kraftwerk, Hill Beer Weizenbock, General Beer Weiss, etc.
 
O grupo Trappist Ale reúne os principais e mais desejados estilos belgas: Trappist Single, Belgian Dubbel, Belgian Tripel e Belgian Dark Strong Ale. São cervejas com adocicado característico do malte e acidez das leveduras belgas, apresentam bastante carbonatação (gás e espuma) e costumam ser as melhores cervejas para harmonizar com pratos requintados. Ex.: La Trappe Quadrupel, Westvleteren 12, Virtus Tripel, Gonçalves Abbay 1856, Bones Dark Cave, etc.
 
As Sour Ale agrupam as cervejas de alta acidez, como o estilo alemão Berliner Weisse, os estilos belgas Flanders Red Ale, Oud Bruin, Lambic, Gueuze e até o único estilo brasileiro: Catharina Sour. São cervejas adocicadas e ácidas, parecendo até outra bebida que não seja cerveja. As cores podem variar entre claras, âmbar, escuras e até coloridas de acordo com a coloração da fruta colocada em alguns estilos. Ex.: Duchesse de Bourgogne, Boon Oude Gueuze, Hill Beer Flanders Red Ale, Borderbrew Abairog, Virtus Sour, Paralelo 22 Grape Delicious, etc.
 
Não podemos esquecer das cervejas Ale escuras representadas por diversos estilos dos grupos Porter e Stout. Alguns dos mais desejados são: Russian Imperial Stout, Oatmeal Stout, Irish Stout e Robust Porter. A cor escura deriva do malte tostado que muitas vezes lembra café e/ou cacau. As cervejas deste grupo podem ser pouco ou muito alcoólicas, mas sempre com um tostado. Harmonizam muito bem com vários tipos de sobremesa. Ex.: Guinness Draught, Gorillaz Stout, Virtus RIS, Borderbrew Pão de Mel, Borderbrew Blackish, etc.



,,
,
,

*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.