A bebida conhecida como chope (ou chopp) de vinho está ficando cada vez mais popular no Brasil e tem se transformado na queridinha de muitas pessoas em bares que servem chope, nas tap houses e também em festivais de cerveja Brasil afora. Conversando com donos de estabelecimentos, pude ter a noção da dimensão que esta bebida tomou, pois é a segunda mais vendida, ficando atrás apenas do “chope pilsen”.
Mas respondendo à pergunta do título, o chope de vinho não é nem chope, nem é cerveja e muito menos é vinho! Configura uma bebida alcoólica mista e é o que pode ser lido em seu rótulo.
Desse modo, surge uma outra pergunta que por vezes algumas pessoas me fazem. Como, ou do que, é feita esta bebida? Existem alguns métodos usados no Brasil, mas na maioria deles, mistura-se o chope ou a cerveja pilsen com vinho suave e suco de uva, muitas vezes este suco de uva também contém suco de maçã e açúcar. Um outro método usado é misturar suco de uva e maçã com cerveja pilsen ainda antes da fermentação, ou seja, nem vinho é adicionado. O resultado é uma bebida alcoólica de aproximadamente 6% de teor de álcool com muito dulçor e que tem espuma como chope. Normalmente é uma bebida com cor de vinho tinto, ou suco de uva tinto, mas também pode ser encontrada na versão clara, como se fosse “chope de vinho branco”.
E quem são as pessoas que apreciam essa bebida?
Primeiramente devo ressaltar quem não gosta do chope de vinho. Os cervejeiros assíduos e bebedores de cerveja artesanal não gostam dessa bebida, principalmente pelo fato de ser muito doce. Os enólogos e apreciadores de um bom vinho, também não gostam de tal bebida pelo mesmo motivo. Então, quem prefere consumir esta bebida, são as mesmas pessoas que não gostam de cerveja ou vinho seco por considerá-las bebidas amargas.
O chope de vinho passou a ocupar o lugar daquele estilo de cerveja muito doce, a malzbier, e também veio para substituir batidas e drinks feitos com adição de açúcar, pois estas custam mais caro, sendo o chope de vinho uma bebida mais em conta, e que custa o mesmo valor de um chope IPA, por exemplo.
Há quem diga que esta bebida foi criada na Itália, isto também ocorre quando fazemos busca na internet, mas a história não é bem assim. Existe um tipo de cerveja, que recentemente entrou para os guias de estilo, o italian grape ale ou apenas grape ale. Este reconhecido estilo de cerveja é uma mistura de um bom vinho italiano que varia de 30% a 50% com uma cerveja mais básica da família ale, como uma cerveja do estilo saison. Já o chope de vinho, é uma criação brasileira feita para agradar quem gosta de bebidas bem mais doces, e ademais, a mistura brasileira não é com uma ale e sim com uma lager.
Mesmo que muitos brasileiros apreciadores de cerveja ou de vinho venham a “torcer o nariz” para o chope de vinho, acredito que é uma bebida que veio para ficar, pois é um produto que aumenta muito as vendas de uma cervejaria, de um bar, de uma tap house ou mesmo de um expositor em um evento cervejeiro.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradoresse responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores