Brand-News Publicidade 1200x90

Mutirão de cirurgias atende mais 40 pacientes na Santa Casa

15/04/2025 15h28 - Atualizado há 16 horas
Mutirão de cirurgias atende mais 40 pacientes na Santa Casa
Parte da equipe do Centro Cirúrgico que trabalhou na realização das 30 cirurgias gerais

 

As ações seguem com o objetivo de reduzir as filas de espera por cirurgias no município

A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram realizados 40 procedimentos: 30 adultos atendidos na especialidade de cirurgia geral e 10 crianças submetidas a cirurgias de otorrinolaringologia. Com isso, o número total de cirurgias realizadas durante os três dias de mutirões já se aproxima de 100.

De acordo com a diretora técnica da Santa Casa, Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, houve uma ampliação no perfil dos pacientes atendidos nesta edição. "Foi mais um final de semana de mutirões aqui na Santa Casa. A diferença dessa vez é que nós absorvemos também pacientes adultos da cirurgia geral, foram cirurgias de hérnias e de vesícula. Então, foram 30 pacientes adultos e 10 crianças."

Para otimizar os recursos disponíveis, a equipe precisou se reorganizar. "A gente fez uma reorganização e acabamos utilizando o Centro Obstétrico para realizar as cirurgias das crianças. Usamos os recursos da obstetrícia, como a aurora boreal, que é a cromoterapia, e todo o acolhimento das crianças foi feito na Maternidade Humanizada, pelas profissionais que já atuam com os bebês. Foi muito bacana. As crianças gostaram muito, e as famílias também."

Enquanto isso, no Centro Cirúrgico principal, o ritmo também foi intenso. "Tivemos a equipe da Cirurgia Geral trabalhando em quatro salas simultâneas, com quatro equipes atuando ao mesmo tempo. E o nosso atendimento de Urgência e Emergência seguiu normalmente, mesmo durante o mutirão. Foi um final de semana agitado aqui na Santa Casa, mas, graças a Deus, todos os processos foram bem realizados. Os pacientes ficaram bem, tiveram alta rapidamente e não tivemos nenhuma intercorrência nos mutirões."

Segundo a Dra. Jaqueline, as ações seguem com o objetivo de reduzir as filas de espera por cirurgias no município. "A gente segue nesse pique para tentar dar celeridade para essas filas que estamos atendendo junto à Prefeitura."

Devido ao feriado da Páscoa, para dar um descanso para as equipes, os mutirões terão uma breve pausa e devem ser retomados no último final de semana de abril, com novas cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia e ortopedia.


FONTE: FONTE E FOTOS: Rafael dos Santos - [email protected]
Notícias Relacionadas »