Câmara promove audiência pública sobre exploração de Terras Raras em Poços de Caldas

04/04/2025 15h28 - Atualizado há 7 horas

 

Interessados já podem enviar dúvidas e sugestões pelo WhatsApp da Câmara

A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza no dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, uma audiência pública sobre Terras Raras no município, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT).

Entre os convidados a participar do encontro, estão representantes de ONGs poços-caldenses, como a Planeta Solidário e a Poços Sustentável, além da Aliança pela APA Pedra Branca, de Caldas. Também foram convidados representantes das empresas Meteoric e Viridis, interessadas na exploração das Terras Raras no sul de Minas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zincone, também compõem a mesa de debates.

O vereador Diney Lenon diz que a necessidade do evento se dá para que as empresas apresentem suas informações. “A nossa preocupação é que a atividade aconteça dentro da lei, principalmente com respeito ao meio ambiente, mas também, que seja uma atividade que traga benefícios para a população, para a economia, para a geração de empregos”, destaca Diney.

Para Tiago Mafra, a realização da audiência acontece “justamente pela proporção do empreendimento, por ser um tipo de mineração atípica aqui no Brasil”. O vereador ressalta também que “chama a atenção o tamanho do empreendimento, que envolve a casa de bilhões de reais, e a quantidade de água que geralmente se usa neste tipo de processo minerário”.

A audiência pública acontece no intuito de esclarecer dúvidas da população, além de aproximar a comunidade e a sociedade civil organizada ao tema.

O evento terá transmissão online pelo site da Câmara Municipal (www.pocosdecaldas.mg.leg.br) e também pelas redes sociais, como Facebook e YouTube. Interessados podem enviar dúvidas e sugestões pelo WhatsApp: 3729-3800. O vídeo também ficará disponível para acesso após o encerramento da audiência.


FONTE: FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Notícias Relacionadas »