Brand-News Publicidade 1200x90
01/07/2021 às 16h04min - Atualizada em 01/07/2021 às 16h04min

Harmonização de pratos de inverno com cervejas

Jean Benetti - Sommelier de Cerveja
[email protected]

 
O inverno chegou pra valer em nossa região e a primeira coisa que vem em mente é dar aquela renovada no look de inverno, escolhendo aquele casaco preferido que ficou guardado o ano todo. Mas, com isso, vem também a vontade de comer aquelas “comidinhas” que combinam melhor com o clima frio. Para aqueles que defendem que a temporada é, exclusiva, para o consumo de vinhos, resolvemos dar algumas dicas de estilos de cervejas que combinam muito bem com pratos típicos do inverno.
Primeiro, deve-se optar por estilos de cervejas mais alcoólicos, com uma densidade de corpo maior e nada de cerveja estupidamente gelada! A maioria dos estilos de cerveja adequados ao inverno são consumidas entre 5°C e 10°C (algumas até acima disso).
Para os apreciadores do Fondue de queijo, recomenda-se a harmonização com uma cerveja estilo Bock tradicional (mais facilmente encontrada nas lojas da cidade), ou, também, com rótulos dos estilos Bière de Garde ou Old Ale (este, normalmente, envelhecido em carvalho e bastante associado - aroma e paladar - aos whiskies).
Se o cardápio inclui a tradicional Feijoada, prato típico brasileiro mais consumido durante o inverno, a sugestão é de harmonização com estilos mais leves, como as Witbier - que, mesmo não sendo uma cerveja típica de inverno, leva laranja e coentro em sua composição. Para quem prefere degustar o prato com uma bebida mais intensa, recomenda-se associar à “feijuca” os estilos Rauchbier (defumado), American Stout e Munich Dunkel.  
Para aqueles que optam por caldos e sopas, o caldo verde “desce” muito bem com os estilos Irish Red Ale e Porter; os caldos de legumes harmonizam com Weissbier (cerveja de trigo) e American IPA. Já o caldo de abóbora acompanha os estilos belgas mais potentes e condimentados, tais como Saison e Tripel; por fim, o caldo de feijão harmoniza bem com os estilos Munich Dunkel e Porter.
Aos cervejeiros que apreciam pratos mais apimentados, sugiro provar o alimento acompanhado de cervejas nos estilos American Pale Ale, American IPA ou New England IPA, pois o cítrico e o amargor destes estilos tendem a potencializar o efeito da pimenta.
 

SOBREMESAS:
Fondue de chocolate: estilos como Fruitbeer e Fruit Lambic combinam muito bem o seu dulçor e acidez com essa sobremesa, mas os estilos Russian Stout Imperial e Robust Porter (com seus maltes torrados) tornam o fondue ainda mais saboroso.
Crème Brûlée: essa tradicional sobremesa francesa à base de gemas, creme de leite fresco e baunilha harmoniza, principalmente, com o estilo Barley Wine (com até 12% de álcool), mas também pode agradar se consumido junto com os estilos Weizenbock (bock de trigo) e Doppelbock (bock mais alcoólica).
 




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.