Antigamente as cervejas sem álcool eram consideradas muito ruins, com sabor desagradável e muito diferente das cervejas tradicionais alcoólicas. Atualmente o processo de fabricação mudou e agora elas são bem mais saborosas e mais parecidas com as alcoólicas, passando desta forma pelo crivo dos paladares mais exigentes.
No período da Quaresma, torna-se uma boa opção para os penitentes que gostam de degustar uma boa cerveja. Muitas pessoas suspendem a ingestão de bebidas alcoólicas fazendo promessas até o Sábado de Aleluia em sinal de sacrifício.
Mas como são produzidas essas cervejas sem álcool?
Da mesma forma que outras cervejas, elas são feitas com os ingredientes água, malte, lúpulo e leveduras, além de possuir o mesmo método de fabricação, porém os cervejeiros obtêm um produto não alcoólico com pequenas mudanças na fabricação. Uma das técnicas é utilizar leveduras especiais que não produzem álcool durante a fermentação. Outra prática é fazer a remoção térmica, elevando a temperatura até o álcool evaporar. O processo mais utilizado no Brasil é o da fermentação interrompida no momento que geraria o álcool.
Ao se comparar uma cerveja sem álcool com outras bebidas, tais como refrigerantes e sucos industrializados, a cerveja zero tem baixo teor de carboidratos e calorias, além de ser produzida com ingredientes naturais, livres de açúcar adicionado, adoçantes artificiais ou mesmo conservantes.
O que vemos atualmente nas prateleiras de supermercado são inúmeros rótulos, haja vista que o aumento da quantidade de consumidores cresceu exponencialmente, desse modo, existe uma ampla aposta do mercado. Grandes companhias como Ambev, Heineken, Estrella Galícia têm investido muito no produto zero álcool, diante dessa demanda.
As principais e mais conhecidas cervejas não alcoólicas do mercado atual são: Budweiser Zero, Heineken 0.0, Estrella Galicia 0.0, Brahma 0.0, Itaipava Zero Álcool, Corona Cero Sunbrew e Sol Zero Álcool. As pessoas que costumam beber cervejas comuns das prateleiras de supermercado têm elogiado muito a Budweiser Zero, dizendo ser muito parecido com a Budweiser alcoólica. Já os consumidores de cerveja artesanal preferem a Heineken por ter um amargor característico que se destaca. Eu, particularmente, tenho preferência pela Heineken, porém a recém lançada no Brasil Corona Cero, fica perfeita e é muito parecida com a Corona alcoólica, principalmente quando se coloca aquele famoso limãozinho na boquinha da garrafa.
Para os consumidores cervejeiros que preferem estilos diferentes daquele Lager tradicional conhecido como Pilsen no Brasil, existem várias cervejas sem álcool de estilos diferentes que podem ser facilmente compradas pela internet: Campinas Ipa Zero Álcool, Dama Bier Self Way Ipa Sem Álcool, Easy IPA Roleta Russa Sem Álcool e Sem Glúten, Schneider Alkoholfrei TAP 3 de Trigo, Erdinger Alkoholfrei de Trigo, Doktor Brau Fruit Beer Sem Álcool, Etapp Dry Stout Sem Álcool, etc.
Aqui em Poços de Caldas, o Cerquêjo trabalha com as cervejas sem álcool da cervejaria Sim!, desse jeito, com exclamação! Eles têm a Sim! Cerveja Sem Álcool Summer, a Sim! Cerveja Sem Álcool Ginger e a Sim! Cerveja Sem Álcool IPA.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores