“Olhar Sulfuroso” destaca o Patrimônio de Poços de Caldas em exposição no Circuito de Artes Visuais e em oficinas em unidades de ensino

25/02/2025 16h05 - Atualizado há 1 mês

 

Exposição pode ser visitada no Box Cultural do Mercado Municipal; oficinas acontecem em escolas públicas de Poços de Caldas a partir desta terça-feira (25)

Circuito das Artes Visuais de Poços de Caldas recebe a exposição “Olhar Sulfuroso - Thermas Casa de Máquinas”, com fotografias da artista Thaty Naila, evidenciando o patrimônio material e imaterial da cidade.
Thaty Naila que está à frente do projeto Olhar Sulfuroso desde 2018, e vem desempenhando um papel importante na preservação patrimonial de Poços de Caldas, utilizando-se da fotografia para enaltecer e revelar a beleza arquitetada ao longo dos anos da fundação da cidade.

Para esta edição do Circuito das Artes Visuais, Thaty apresenta fotografias selecionadas do maquinário que leva as águas sulfurosas até o famoso cartão-postal de Poços de Caldas, as Thermas Antônio Carlos. A série fotográfica revela o grande engenho para a captação das águas sulfurosas, que estão em perfeito funcionamento desde sua inauguração, em 1931, mostrando para o público a beleza extraordinária dos maquinários que trazem para a superfície essa milagrosa água.

A exposição “Olhar Sulfuroso - Thermas Casa de Máquinas” está aberta à visitação a partir desta terça-feira, 25 de fevereiro, no Box Cultural, espaço de exposições do Mercado Municipal de Poços de Caldas, localizado no 2º piso, e segue até o dia 9 de março, todos os dias da semana, com horário das 7h às 18h, de segunda a sábado, e das 7h às 12h, aos domingos.

Além disso, a proposta “Olhar Sulfuroso Vai às Escolas” retoma as atividades formativas com o objetivo de fomentar o diálogo sobre o patrimônio cultural de Poços de Caldas. O projeto tem visitado diversas unidades de ensino público da cidade nos últimos anos, e a partir desta semana as escolas José Avelino de Melo e Haroldo Affonso Junqueira recebem as oficinas em que Thaty Naila explora a importância da memória cultural local por meio da fotografia, ao mesmo tempo em que levanta questões sobre o patrimônio, meios para sua salvaguarda, além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto, sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os jovens estudantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais. A Escola Alvino Hosken também receberá uma oficina do projeto no próximo mês.

O Circuito das Artes Visuais e a proposta Olhar Sulfuroso Vai às Escolas são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, para fomento artístico na cidade. As ações contam com produção de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural, com assistência de produção de Thiago Silva e Alyson Dias.
Para saber mais, siga as redes sociais: @olharsulfuroso e @carvalhoagenciacultural.

SOBRE THATY NAILA - Fotógrafa profissional desde 2011, especialista em eventos e ensaios externos. Professora de fotografia e de arte, pós-graduada em artes visuais cultura e criação e graduada em licenciatura em artes visuais e direito. Empreendedora cultural e realizadora do projeto cultural “Olhar Sulfuroso” desde 2018, que, inclusive, já recebeu homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Poços de Caldas.
Thaty, que já teve seus trabalhos expostos em diversas exposições fotográficas, é vencedora dos concursos fotográficos Paraty em Foco (2024), Minha Poços Minha Bike (2022) e Poços, como te vejo (2018), além de ser agraciada com o prêmio Maiores e Melhores (2021).


SERVIÇO:
Exposição “Olhar Sulfuroso - Thermas Casa de Máquinas” (fotografias de Thaty Naila)
Data: 25 de fevereiro a 9 de março (de segunda a domingo)
Horário: 7h às 18h durante a semana, e das 7h às 12h aos domingos
Local: Box Cultural - 2º piso do Mercado Municipal (Rua Pernambuco, s/nº, Centro - Poços de Caldas)
*Gratuito


FONTE: FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTO: Thaty Naila
Notícias Relacionadas »