“Uai S-Trem” já está com as primeiras datas marcadas para acontecer

28/03/2025 15h22 - Atualizado há 3 dias

 

Mostra de Cinema Popular tem como madrinha a atriz e humorista Nany People; programação contará com exibições de curtas metragens de ficção, documentários e desenhos animados

A Mostra de Cinema Popular “Uai S-Trem” já está com as primeiras datas marcadas para acontecer, em Poços de Caldas, entre abril e maio deste ano. A programação estará sendo divulgada através das redes sociais a partir do dia 1º de abril, bastando procurar no Facebook ou no Instagram o nome "uaistrem”. O projeto tem uma madrinha muito especial: a atriz e humorista Nany People.

As exibições de curtas metragens de ficção, documentários e desenhos animados serão totalmente gratuitas e levadas ao público nas quatro zonas da cidade, em praças e parques, promovendo a descentralização da oferta cultural. Além de locais públicos, acontecerão também exibições em espaços de inclusão, como três PMJ, APAE, AADV, ADEFIP, Instituto A e Casa Laudelina de Campos Melo. Nestes espaços, alguns filmes terão áudio-descrição para pessoas com deficiência visual e legendado para pessoas com deficiência auditiva.

Segundo os idealizadores, Rosani de Freitas Martins e Carlos Aquiles Guimarães, a “Uai S-trem” é uma proposta legitimamente mineira, de um evento que objetiva a identificação com o público-alvo. A ideia também tem o sentido lúdico-popular, que é identificar o espaço com a população e permitir que o público não tenha limitação de tempo para permanecer no local.

O formato de cine-fórum possibilitará que, após cada exibição, o público comente a obra, tanto a nível estético como temático, com a presença, em rodas de conversa, de associações e ONGs locais vinculadas a gênero e diversidade, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão social de grupos vulneráveis, entre outros. Nesta perspectiva, a mostra propõe como slogan “O cinema conversa com a gente. Pode falar!”.

Durante o processo de seleção dos filmes foram inscritos a analisados mais de 70 filmes, 20% de produtoras ou diretores e diretoras mineiros, muitos deles participantes de festivais e mostras nacionais e internacionais de alta qualidade. A UAI S-Trem é financiada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais - Secult/ MG, por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.

Em todo o estado de Minas, foram 5.606 projetos inscritos, distribuídos entre 10 editais. Na categoria audiovisual, somente 17 projetos foram aprovados, destes, apenas 3 cidades do Sul de Minas foram contempladas e Poços de Caldas ficou entre elas, com projeto apresentado pela produtora de vídeo Play Filmes.


FONTE: TEXTO: Rosani de Freitas Martins
Notícias Relacionadas »