Audiência Pública para concessão das Thermas Antônio Carlos acontece nesta sexta-feira (17)
16/01/2025 16h29 - Atualizado há 2 semanas
Nesta sexta-feira (17), das 18h às 21h, acontece uma audiência pública nas Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas. O evento é aberto ao público e visa garantir transparência e publicidade no processo de licitação que selecionará a proposta mais vantajosa para a concessão das Thermas. Durante a reunião, também serão possíveis sugestões e contribuições da sociedade para aprimorar o processo.
A audiência integra a consulta pública que iniciou em 10 de dezembro de 2024 e segue aberta até 7 de fevereiro de 2025. Essa consulta tem como propósito possibilitar a participação ativa de entidades da sociedade civil, turistas, investidores e moradores, promovendo contribuições para a elaboração do Edital de concessão do empreendimento. Mais informações sobre o processo estão disponíveis na página oficial de Consultas Públicas.
SOBRE A CONCESSÃO - A concessão das Thermas Antônio Carlos busca um parceiro privado que tenha expertise na gestão de espaços turísticos para promover melhorias no empreendimento, integrá-lo a outros atrativos turísticos da cidade e elevar a qualidade dos serviços prestados.
Entre as condições, está o compromisso do futuro concessionário em realizar investimentos significativos na conservação e restauração das Thermas Antônio Carlos e da Fonte Pedro Botelho. Qualquer projeto de modernização e restauro deverá ser aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (CONDEPHACT-PC).
Além de administrar as Thermas com mais eficiência, a concessionária terá o desafio de fomentar a sustentabilidade, promover a inclusão social e integrar o espaço ao contexto urbano da cidade.
História e relevância das Thermas Antônio Carlos
Inauguradas em 1931, as Thermas Antônio Carlos representam um marco no turismo de saúde e bem-estar no Brasil. Reconhecidas por suas águas termais sulfurosas, que emergem a aproximadamente 45ºC, as Thermas são conhecidas por suas propriedades terapêuticas, sendo benéficas para tratamentos de pele, articulações e circulação.
O espaço conta com mais de 50 serviços, que incluem banhos termais, duchas, massagens, tratamentos corporais, hidroginástica, pilates, acupuntura e diversas atividades relacionadas ao bem-estar e à saúde.
Atualmente, o empreendimento é administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge) e, desde 2018, possui o status de spa termal, reafirmando sua importância histórica e turística em Poços de Caldas.
Com a concessão, o município espera atrair investimentos que reforcem a relevância das Thermas como um dos principais destinos turísticos do Brasil, integrando modernidade e preservação histórica.
FONTE: FONTE E FOTO: SECOM Poços de Caldas