02/01/2025 às 15h32min - Atualizada em 02/01/2025 às 15h32min
Governo de Minas amplia vagas para emissão da Carteira de Identidade Nacional nas UAIs
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected] - FOTO: Reprodução Google /
Nesta quinta-feira (2/1), já são10 mil vagas para emissão da CIN, o dobro da capacidade ofertada no início de 2024; terminais de autoatendimento disponíveis nas Unidades de Atendimento Integrado agora contam com biometria digital
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), disponibiliza, a partir desta quinta-feira (2/1), acesso a 10 mil vagas diárias para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o estado. Com a ampliação, a capacidade corresponderá ao dobro da ofertada no início de 2024.
Desde janeiro do ano passado, mais de 300 funcionários foram capacitados para atender à demanda crescente nas UAIs. Além disso, ajustes operacionais, como a redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, possibilitaram a ampliação de horários sem comprometer a qualidade do serviço.
"Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a cidadania e a inclusão. Ampliar a capacidade de atendimento para a emissão da Carteira de Identidade é garantir que os mineiros tenham acesso mais rápido e eficiente a um serviço essencial, promovendo praticidade e qualidade no atendimento em todas as regiões do estado", destacou a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Marina Kleinhappel.
MAIS DE 2 MILHÕES DE CARTEIRAS EMITIDAS - Minas Gerais mantém a liderança nacional na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Desde o início oficial da emissão da CIN, em 27 de dezembro de 2023, mais de 2 milhões de documentos já foram emitidos nos mais de 400 Postos de Identificação da PCMG.
COMO AGENDAR O ATENDIMENTO - Os cidadãos que precisam emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas: o Portal MG e o aplicativo MG App. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para agendamento é de 10 dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal "Fale Conosco", disponível neste link.
Governo de Minas facilita acesso a serviços públicos com biometria digital nos terminais de autoatendimento das UAIs
Os terminais de autoatendimento disponíveis nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), agora contam com biometria digital vinculada à conta Gov.Br.
Com a novidade, o cidadão pode realizar os serviços de maneira mais ágil e segura ao permitir que algumas informações, como nome e CPF, sejam automaticamente preenchidas. Além disso, a biometria digital garante maior segurança dos dados e proteção contra fraudes.
As UAIs de Minas Gerais contam com terminais de atendimento que realizam cerca de 146 serviços, com apoio dos funcionários das unidades, auxiliando quem tem dificuldades de acesso à internet. Desses, 65 utilizam a biometria digital.
É possível, por exemplo, a alteração de endereço para candidatos à Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e para condutores de veículos, bem como o agendamento de serviços diretamente nas máquinas, utilizando apenas a digital para autenticação.
Os terminais de autoatendimento são semelhantes aos caixas eletrônicos e realizam de maneira informatizada os serviços prestados nas UAIs no Estado. Por meio do sistema, é possível solicitar também a 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade, atestado de antecedentes, renovação de CNH, segunda via de contas, agendar doação de sangue, entre outros.
Todos os serviços disponíveis nos terminais também podem ser acessados pela internet, nos canais oficiais do Governo de Minas - Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.