23/12/2024 às 13h21min - Atualizada em 23/12/2024 às 13h21min
Com oficinas e grupo de estudos, projeto difunde o teatro de formas animadas
FONTE: João Araújo - [email protected] FOTO: Priscila Veiga
Sob coordenação de Valber Rodrigues, iniciativa ocupou o CEU das Artes de outubro a novembro, além de levar oficinas para crianças da rede pública de ensino
O projeto “Teatro de máscaras e outras formas animadas” encerrou as atividades de 2024 cumprindo com louvor seus objetivos. Dessa forma, adultos e crianças tiveram contato com diversas linguagens artísticas.
De outubro a dezembro, o grupo de estudos ocupou o CEU das Artes, na zona leste de Poços de Caldas. A partir da orientação de Valber Rodrigues (foto), coordenador do projeto, os participantes estudaram o teatro de máscaras. Além disso, a pesquisa ainda abordou outras técnicas das formas animadas, como teatro de bonecos, manipulação de objetos e teatro de sombras.
O grupo de pesquisa também trabalhou referências históricas e teóricas do tema, técnicas para construção de máscaras e bonecos, manipulação de objetos e o jogo da máscara teatral.
A iniciativa tem coordenação do ator Valber Rodrigues, bacharel em teatro pela Universidade Candido Mendes (RJ), em parceria com Jacque Ferrari e Gui Guerriero, artistas do grupo teatral Bem me Quer.
Ações para alunos da rede pública
Neste ano, o projeto também levou oficinas para jovens do Centro de Educação Infantil Conceição Aparecida Miguel, na zona sul de Poços. Três turmas da escola participaram das oficinas e foram apresentadas a algumas técnicas de teatro de sombra. Em seguida, contaram histórias utilizando esta arte milenar.
Quem conduziu os encontros foi o artista Gui Guerriero, membro do grupo teatral Bem me Quer. O projeto aconteceu com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Ceu das Artes.
Acesse o site do projeto (www.valberrodrigues.com) para saber mais.