“É com imenso orgulho e emoção que venho lançar o livro História de Fotógrafo, uma homenagem profunda à trajetória inspiradora do meu pai, um homem que viveu intensamente sua paixão pela fotografia e, acima de tudo, pela família. Este livro não é apenas uma biografia, mas um verdadeiro registro histórico, que reúne memórias, fotos e histórias marcantes, capturando momentos que definiram a vida de um homem dedicado a eternizar a beleza do mundo através das lentes de sua câmera.”
O depoimento é da fotógrafa poços-caldense Marcia Forlin (foto), radicada em Orlando, Flórida (EUA), e que veio a Poços para o lançamento do livro que conta a história do saudoso Limercy Forlin. A publicação terá tarde-noite de autógrafos nesta sexta-feira, 20 de dezembro, no Café Galeria do IMS Poços.
Marcia conta que em cada página, buscou transmitir não apenas os feitos e conquistas do pai, mas também os desafios, as alegrias e as lições que ele compartilhou ao longo de sua jornada. “Ele foi mais do que um fotógrafo, foi um contador de histórias, um observador atento da vida ao seu redor, e sua obra vai além da técnica - ela é repleta de emoção, amor e dedicação”, diz. “Espero que essa obra toque os corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de ser tocados por sua arte. Que ela inspire as novas gerações a valorizar suas raízes, a seguir seus sonhos com coragem e determinação, e a lembrar sempre que a verdadeira essência da vida está nos momentos que nos conectam uns aos outros, nas memórias que deixamos e no legado que construímos”, concluiu.
Limercy Forlin (1921-1986) comandou seu estúdio fotográfico em Poços de Caldas entre 1958 e 1982, passando pelas suas lentes desde políticos e figuras conhecidas da região até profissionais liberais, operários e imigrantes. Também foi em seu estabelecimento que muitas mulheres tiraram suas primeiras fotografias para as carteiras de trabalho.
Em 2016, quando o Estúdio Fotográfico Limercy encerrou suas atividades, os herdeiros do fotógrafo doaram seu acervo de negativos ao IMS. A coleção é composta por cerca de 400 mil negativos, em preto e branco e cromos, que foram arquivados no estúdio entre 1958 e 2002.
Um recorte desse vasto acervo, testemunho da história dos habitantes da cidade, foi apresentado na exposição que o centro cultural exibiu entre 2021 e 2022. Com curadoria de Teodoro Stein Carvalho Dias, a mostra Retratos de Limercy Forlin: um recorte na história de Poços de Caldas reuniu aproximadamente 7.500 imagens em preto e branco; a maior parte dos retratos foi tirada para ilustrar documentos da população, como RG e carteira de trabalho.