Chico Lopes, escritor poços-caldense já premiado com um Jabuti por seu primeiro romance, “O estranho no corredor”, lançará seu novo livro de contos na sexta-feira, dia 6, pela Livraria Porão de Poços de Caldas (Shopping Gibimba). Publicado pela editora Lavra, de São Paulo, é uma antologia de contos reunindo uma seleção de seus contos já publicados em “Hóspedes do vento” e “A passagem invisível”. A própria Lavra havia lançado uma primeira antologia de contos de Lopes, “Parque dos cães”, em 2020.
O novo livro, chamado “A noite mais vasta”, será o décimo nono da carreira do escritor, que publicou livros em gêneros diversos, começando sua carreira em 2000 em Poços de Caldas com o lançamento nacional de “Nó de sombras” pelo Instituto Moreira Salles. A carreira de Lopes se intensificou e ampliou a partir desse lançamento nacional em Poços de Caldas, e seus livros se difundiram pelo país, valendo entrevistas, resenhas, ensaios e até uma dissertação de mestrado. É a carreira de um escritor versátil, que escreve em vários gêneros e mantém carreira paralela como pintor e crítico de cinema.
“A noite mais vasta” é uma seleção que aponta para personagens e situações habituais nos livros do escritor, incluindo seres noturnos, marginalizados, furtivos, que, por sua própria condição e devaneios, denunciam uma sociedade opressiva e corrupta, situando-se à parte no seu olhar sobre um mundo que lhes é hostil. Os contos foram selecionados obedecendo à preferência de leitores de “Hóspedes do vento” e “A passagem invisível” e ao gosto do autor.
O escritor Daniel Brazil escreve um posfácio esclarecedor. São histórias, curtas ou mais longas, destinadas a não deixar o leitor indiferente. Algumas já foram publicadas em jornais e revistas literários do país, sob aprovação da crítica. O livro tem 140 páginas e a capa é um quadro do próprio Chico, “Passagem do Oriente”, que está na foto.