Oficina participativa para validação do Índice Multicritério de Sustentabilidade - IMS, Poços de Caldas
O IFSULDEMINAS de Poços de Caldas sediou nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a primeira oficina participativa de sustentabilidade com os produtores de café sul mineiro e leste paulista, com o intuito de validar a metodologia para Valoração Econômica da Agricultura Sustentável. Participaram da oficina dezenas de agricultores da região, distribuídos por diversos municípios como Poço Fundo, São Thomé das Letras, Campanha, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Grama, Pedralva, Varginha, Conceição das Pedras, dentre outros.
O evento foi promovido pelo Grupo VES - Valoração Econômica da Sustentabilidade e visou a validação dos indicadores para criação do IMS - Índice Multicritério da Sustentabilidade. Os indicadores têm sido elaborados por um grupo multidisciplinar de técnicos e especialistas no assunto ao longo do ano, e a participação dos agricultores nesta etapa foi de fundamental importância.
No primeiro dia de evento foi apresentada a importância da criação de uma metodologia de fácil aplicação para mensurar as ações que garantem a conservação ambiental, de forma a se tornar um instrumento público para divulgação dos índices de sustentabilidade de cada propriedade, com apresentação do IMS - Índice Multicritério de Sustentabilidade. Os agricultores puderam discutir de forma coletiva todas as questões do IMS, com inclusão de quesitos relevantes e ajustes de aspectos essenciais para a melhor aplicação da metodologia.
Já no segundo dia, após ajustes das questões do IMS propostas pelos agricultores, foi aplicado o questionário teste para avaliação dos resultados nas propriedades dos participantes.
Como resultados da oficina, cada agricultor recebeu o IMS de sua propriedade, bem como foi gerado o IMS geral de todos os participantes, mostrando que a metodologia se apresentou viável e de fácil aplicação para diagnóstico das ações sociais, ambientais, econômicas, agronômicas e de governança, que são os cinco critérios que compõem o Índice de Sustentabilidade.
Como desdobramentos, o Grupo VES está em alinhamento e articulação com instituições públicas e privadas para a expansão do projeto e consolidação desta importante ferramenta como facilitadora para divulgação e transparência das ações e resultados relativos a sustentabilidade na agricultura, podendo gerar títulos verdes ou créditos de sustentabilidade como forma de valorizar e proporcionar o pagamento pelos serviços sociais e ambientais - PSSA.
O evento só foi possível graças aos parceiros que abraçam a causa: A1 Commodities/ Comexport, Sicoob Sarom, IFSULDEMINAS, Instituto Origem, Agrofrutas e Marshmallow. Além das empresas parceiras, contou com o apoio técnico e intelectual dos grandes especialistas em economia ecológica, Dr. Raimundo Maciel, da Universidade Federal do Acre - UFAC, que esteve presente com a equipe técnica da VES, e também o Dr. João Mangabeira, que articulou as parcerias e conexões estratégicas.
O Grupo VES é composto por diversas pessoas e instituições e atualmente a diretoria é representada pelos profissionais Roosevelt Heldt (gestor ambiental e tecnólogo da informação), Marielle Rezende (engenheira ambiental e de segurança do trabalho), Gabriela Azevedo (bióloga e doutoranda em ciências ambientais), Tainá Bimbati (engenheira ambiental e doutoranda em ciências ambientais), Cauê Trivellato (agroecólogo e Doutor em Agronomia), Ramon Senra (agricultor e empreendedor). Durante o evento, o grupo contou com o reforço da bióloga e técnica de laboratórios científicos, Ana Ferreira.