FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
A Câmara de Poços realizou uma sessão solene, na última semana, para entrega do Diploma Laudelina de Campos Melo, em homenagem àqueles que promovem a cultura negra no município. Também dentro das ações da Semana da Consciência Negra, o Legislativo recebeu a Rainha do Congo Diambi Kabatusuila, que foi coroada como Rainha da Ordem do Leopardo do Povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, da região central de Kasaï, na República Democrática do Congo, em 2016.
Na sessão solene, doze pessoas foram agraciadas com o Diploma: Antônio Rafael de Lima Andrade (Mununu), Aroldo Esmeraldino (Edy), Cleiton Donizete Corrêa Tereza, Elis de Paula Cruz, Emerson Davi Paulo, Leonardo Felipe Silva, Maria Agostina Franco Tomaz, Mateus Aparecido dos Santos, Robson Santos Sousa, Ruan Leonel Silva, Silmara Louise da Silva e Vera Lúcia Martins.
A solenidade reuniu familiares e amigos dos homenageados, além da coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, professora Nanci de Moraes, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Maria Augusta Clementino, e a presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Lúcia Vera de Lima.
O Diploma Laudelina de Campos Melo foi instituído na Câmara de Poços através da Resolução 905/2023. Laudelina nasceu em Poços de Caldas e, desde cedo, lutou pelos direitos trabalhistas e por igualdade social. Mulher negra e oriunda de família humilde, tornou-se uma das mais importantes líderes sindicais e defensoras dos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil. Em 2023, uma lei foi sancionada pela Presidência da República inscrevendo o nome de Laudelina de Campos Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Essa honraria é concedida a personalidades que se destacaram por suas contribuições relevantes para a história e cultura do Brasil.
RECEPÇÃO DIAMBI - Em uma visita diplomática ao município, Diambi Kabatusuila participou de encontros com as comunidades afroancestrais e adeptos das religiões de matriz africana, acompanhou apresentações artísticas, ministrou palestra e foi recepcionada pelos Poderes Executivo e Legislativo. Na Câmara Municipal, recebeu um Diploma em agradecimento pela visita, que simbolizou o fortalecimento dos laços culturais e históricos que unem os dois povos. Ela recebeu, também, um exemplar do Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos, cartilha produzida pelo Senado Federal e adquirida pela Escola do Legislativo.
IGUALDADE RACIAL EM MIÚDOS - Ainda em alusão à Semana da Consciência Negra, estudantes de 8º anos de 29 escolas públicas do município receberam da Escola do Legislativo o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos. O objetivo do material é trazer uma reflexão sobre as origens do racismo no Brasil. A versão em quadrinhos do Estatuto da Igualdade Racial revela, de forma simplificada e direta, a realidade racial do país, trazendo em números e palavras seus pontos principais. A versão em PDF da publicação está disponível no App E-LegisPC, na aba “Materiais de Educação Cidadã”.