FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Uma das homenagens prestadas ao filantropo Jacques
De iniciativa do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), o Flavinho, o Projeto de Lei n. 105/2024 denomina “Centro de Especialidades Odontológicas Jacques Rodrigues de Carvalho” o atual Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Poços. A proposição foi aprovada pela Câmara, nesta semana, e segue para sanção do Poder Executivo.
Não é a primeira vez que Jacques recebe uma homenagem do Legislativo. O vereador Flavinho é autor de outros dois projetos que valorizam a trajetória de um dos maiores filantropos da história do município, com uma vida dedicada à caridade e ao amor ao próximo. Em 2021, Jacques Rodrigues de Carvalho recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. Já em 2022, foi aprovada uma Resolução instituindo na Câmara o Diploma Jacques de Mérito Voluntário. Desde então, anualmente, a solenidade é realizada para entrega da honraria.
Flavinho ressalta que a denominação do Centro de Especialidades é mais um reconhecimento do trabalho de Jacques, que foi também um profissional da Odontologia. “Um exemplo de ser humano que deixou um legado de amor e de solidariedade. A passagem de Jacques por esta existência fica como lição incontestável de amor e de doação. Podemos citar aqui atendimentos dentários, distribuição de medicamentos, alimentos, roupas e cobertores, doação ou empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores, além do encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues e alcoolistas para atendimento. Jacques foi uma figura ímpar e que veio ao mundo para servir”, diz.
Em agosto do ano passado, a Câmara recebeu a exposição Jacques - Amor e Caridade, também por iniciativa do vereador Flavinho. Objetos, fotos e banners ficaram no saguão de entrada do Legislativo com o intuito de preservar a memória de Jacques e enaltecer o trabalho desenvolvido por ele durante décadas. “Fico muito feliz em fazer parte desses momentos. “Que essas homenagens que ele já recebeu e todas as outras que virão sirvam como adubo e água para fazer florescer essa semente que ele plantou. Que a gente possa seguir seus exemplos”, finaliza o parlamentar.