08/11/2024 às 14h27min - Atualizada em 08/11/2024 às 14h27min
Acordes para o Saber apresenta “Um Maestro, 2 Orquestras”
FONTE: Agenor Ribeiro Netto
Maestro Agenor Ribeiro Netto - Foto: Walter Caparrós Blanco
Espetáculo com Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (cordas) e Orquestra Casa Branca (sopros) acontece nesta sexta (8), em Itajubá (MG), criando no palco uma formação Jazz Sinfônica
O Teatro Municipal Christiane Riêra, em Itajubá (MG), receberá pela primeira vez uma formação inédita: a junção de duas orquestras. Nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 20h, a Orquestra Casa Branca, com seus sopros maravilhosos, e todo o romantismo dos violinos e celos da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, sobem ao palco para um espetáculo grandioso.
Esta junção inusitada - uma Big Band com um setor de uma Orquestra Sinfônica - promete sonoridade única com um repertório escolhido a dedo pelo maestro Agenor Ribeiro Netto, regente das duas formações, conhecido pela forma descontraída com que conduz seus concertos.
A interação com o público começa logo na primeira música, quando o maestro “convida” o público a participar do espetáculo. A partir daí, tem início um repertório inusitado, incluindo temas de filmes, MPB, grandes bandas de rock and roll e até música sertaneja.
Junto com a orquestra se apresentam uma cantora e quatro cantores - entre eles, Lucas Cozzani, considerado o maior cantor de Tango do Brasil, exímio intérprete de canções de Astor Piazzola e Carlos Gardel. No meio disto tudo, uma pitada de erudito misturado com moda de viola, o som das grandes orquestras, Gloria Gaynor, Abba, etc.
No dia 12 de março de 2026, a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas fazia o concerto inaugural do Teatro Municipal Christiane Riêra. Com o teatro lotado, a OSPC fez um enorme sucesso, tanto que voltou novamente à cidade e o maestro Agenor retornou com outra formação (violas & violinos) mais três vezes.
Esta nova apresentação no teatro de Itajubá mostra que a OSPC continua viva e encantando as plateias por onde se apresenta. “O prefeito eleito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, e o seu vice, Dr. Eduardo Januzzi de Carvalho, manifestaram a vontade de voltar com a Sinfonia das Águas e, em função disto, também ativar fortemente a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas. Se isto efetivamente acontecer, deverá causar enorme impacto no Turismo da cidade, em função dos milhares de pessoas que vêm para assistirem às Sinfonias e à Orquestra Sinfônica”, disse Agenor.
ORQUESTRA CASA BRANCA - Da cidade de Casa Branca, uma orquestra alegre, composta por sopros: 1 flauta, 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e a base harmônica com teclado, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Recentemente a orquestra, regida pelo maestro Agenor Ribeiro Netto, fez a abertura da Feira Nacional de Lingerie na cidade de Juruaia, com grande sucesso. Também foi matéria longa da EPTV quando fez o encerramento dos festejos natalinos de São Carlos, com uma praça lotada que cantou e dançou com a orquestra.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE POÇOS DE CALDAS - Regida pelo maestro Agenor Ribeiro Netto desde 2003, a orquestra transformou-se na maior atração turística de Poços de Caldas no evento Sinfonia das Águas, que trouxe à cidade, em 66 edições, 530 mil turistas. Em 2004 foi a orquestra de maior público no estado de São Paulo, quando apresentou-se para 260 mil pessoas em 14 concertos.
Levada pelo então governador Antonio Anastasia, apresentou-se para uma enorme plateia em Belo Horizonte. E, em decorrência do sucesso, foi convidada para participar do batismo do navio Orquestra, da MSC. É até hoje a orquestra mais vista do estado de Minas Gerais. Entre os estados de MG, SP e RJ, apresentou-se em 63 cidades.