FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Uma sessão comemorativa foi realizada pela Câmara de Poços, nesta semana, em homenagem aos 30 anos do Movimento Artístico Musical - Vivace. O evento atendeu a um Requerimento da vereadora Regina Cioffi (PP) e contou com a presença das fundadoras Maria Inês Lobão e Raquel Mantovani, alunos, professores, colaboradores e familiares.
Fundada em 1994, a Vivace se destaca pela excelência em educação musical e pedagogia do instrumento, oferecendo aulas de canto e coral, produção de espetáculos e música para casamentos. Destaca-se, ainda, pela produção de cursos e práticas artísticas em diversos estilos. “Tivemos a honra de propor essa homenagem à Vivace, que tem uma trajetória muito bonita em Poços. Uma história que envolve a música e a arte. Uma escola que leva alegria à população e transforma pessoas. Pessoas que muitas vezes procuram a Vivace para aprender algum tipo de instrumento, para preencher seu tempo ou então porque realmente gostam, ou até para sair de depressões. Pude perceber na homenagem muitas pessoas da terceira idade no coral, isso mostra a importância das atividades. Eles têm essa missão de levar a música, são 30 anos de crescimento da Vivace, e, hoje, possuem um know-how que é levado para fora de Poços. Realmente, é preciso dar valor àqueles que investem na qualidade de vida e em Poços de Caldas”, declarou a vereadora Regina.
Durante a cerimônia, foi entregue uma placa do Legislativo às fundadoras da Vivace. Outras pessoas que fazem parte do Movimento Artístico Musical também foram lembradas e receberam uma homenagem dos vereadores: Wilma Danza Vilela (primeira aluna matriculada); Ronaldo Trindade (professor com mais tempo de casa); Dilcéia Rodrigues (secretária); Lílian Valverde do Lago (integrante do Coral Vivace desde a sua formação); Ângela Borges Campos (integrante do Coral); Maria Antonieta Lopes (integrante mais antiga do Coral Vivencanto); Rodrigo Pires (multinstrumentista formado pela Vivace e responsável pelo grupo de Câmara); e Antônio Pereira da Silva (aluno mais idoso).
Maria Inês Lobão relembrou a fundação da Vivace e o início das atividades. “Nós atravessamos muitas adversidades, como todo empreendimento, mas a vitória é muito maior. Nós estamos muito felizes em compartilhar com vocês essa alegria de conseguirmos chegar até aqui. Eu lembro que, em outubro de 1994, a Raquel era minha aluna de piano, terminando o curso, e eu perguntei: o que você pretende fazer agora? Você quer dar aula? Ela falou que só abriria uma escola se fosse comigo. E eu falei que era uma ótima ideia. Eu dava aula em casa, já fazia 25 anos que eu era uma profissional, dando aulas particulares de piano. Nós olhamos o mesmo imóvel, colocamos uma faixa com os dizeres ‘em breve escola de música Vivace’, e a Wilma já se inscreveu, então ela foi nossa primeira aluna, mesmo antes de começar a atividade pedagógica. Já começamos com os alunos acreditando no nosso potencial, querendo participar, e a partir disso começamos a crescer”, contou.
Já Raquel Mantovani, durante seu discurso, falou sobre a emoção em receber a homenagem. “Com a emoção aflorada e possuída por um santo orgulho, gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão por este momento, cujo simbolismo leva a reflexão sobre a importância do nosso legado, e mais ainda do comprometimento para com a nossa comunidade, aquela que acreditando que o seu sonho vale a pena ser vivido, possibilita esse caminho pavimentar. E assim tem sido ao longo desses 30 anos, uma pavimentação que conta com a participação, o apoio, os braços e os abraços de um número expressivo de pessoas, elos dessa grande corrente do bem, que só o poder transformador da arte nos possibilita sentir e vivenciar. A elas, o nosso grande reconhecimento. Essa homenagem pertence a todos nós, caros professores, colaboradores, centenas de alunos que tivemos a oportunidade e o privilégio de tocar, formar e transformar”, destacou.
O Vocal Vivace e o Coral Vivencanto foram responsáveis pela apresentação na solenidade. O vídeo está disponível no YouTube da Câmara de Poços.