08/11/2024 às 14h26min - Atualizada em 08/11/2024 às 14h30min
Hip Hop de Poços de Caldas em Stop Motion
FONTE: Bibi Rodriguez - FOTOS: Kaique Caliari
Mais que uma simples animação, fotografias capturadas por uma câmera fotográfica lambe-lambe ganham vida em curta-metragem que será lançado em breve
No universo mágico da animação em stop motion, um novo e surpreendente projeto desperta atenção: o curta-metragem "Dance!”, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de Edital Municipal. As fotografias que compõem o filme, que traz um boneco dançando hip hop, foram capturadas por uma Lambe-Lambe e reveladas em negativo para evidenciar a peculiaridade de terem sido tiradas por uma câmera fotográfica que remonta às primeiras décadas da fotografia.
Para deixar o filme ainda mais fora do convencional, as mais de 500 fotos capturadas que completam os pouco mais de 3 minutos do curta-metragem foram cuidadosamente pintadas em aquarelas. Isso sugeriu um clima de obra de arte ao filme, pelas mãos da artista plástica Rô Lovato, que também assina o roteiro e a direção de arte.
O curta, dirigido pelo artista visual Anderson Almeida, retrata a cultura hip hop na dança do boneco, assim como nas vestimentas e atitudes, além de representar o movimento em Poços de Caldas. A empreitada, que deu vida ao personagem, carinhosamente chamado pela equipe do projeto de “Gabrielzinho”, levou mais de seis meses de intenso trabalho, entre planejamento, testes e montagem de um estúdio na Kasanalagika (um espaço dedicado à fotografia analógica e experimental).
Os passos do boneco foram recriados a partir de uma performance do dançarino de hip hop Gabriel Azevedo. “Gabriel, um talentoso artista local, desenvolveu uma coreografia inédita especialmente para o curta”, revela Rô Lovato. A precisão dos movimentos e a vivacidade da dança de Gabriel foram capturadas frame a frame pela Lambe-lambe operada pelo artista visual Sérgio Fernandes, resultando em uma animação cheia de vida e de ritmo.
A trilha sonora, composta especialmente para o filme pela banda Black Moon Burst, complementa a animação com um som vibrante. “A banda, formada pelos músicos Kauan e Kaique Caliari, Gui Guerriero e Dough, trouxe uma energia única que se alinha perfeitamente com os movimentos do boneco e a estética geral do curta”, conta Anderson Almeida.
O filme “Dance!” será lançado em novembro deste ano em mostras coletivas, junto a outras produções realizadas com recursos oriundos do mesmo edital, confirma no serviço. Logo após, a equipe lançará em suas redes sociais e em canal no YouTube um especial e inclusivo making of que detalha todo o processo de criação, com entrevistas com os realizadores. O making of sobre os bastidores da obra conta com recursos como audiodescrição e janela com tradução para libras.
Por detrás deste inusitado curta-metragem, além de Rô Lovato e Anderson Almeida, ambos da Oficina da Terra art studio, Sergio Fernandes, Gabriel Azevedo, o B-boy e da Banda Black Moon Burst, estão na equipe, Kaique Caliari, na fotografia digital, Pablo Vitor assinando a edição e pós-produção, Miguel Fernandes que desenhou o Storyboard, Rafa da Mata, do Estúdio Kasanalógika, Gabriel Schultz no Lettering e a produção da Lavanda Cultural, de Dani Alvisi e Bibi Rodriguez.
SERVIÇO:
Exibições do “Dance!” em Mostras Coletivas
Dias 8 e 11 de novembro - 20h
Na Mostra LPG de Cinema de Poços de Caldas
Cine Marquise (emissão da cortesia às 19h30, sujeito a lotação)
Dia 17 de novembro - 16h
IMS Poços (sujeito a lotação)
Roda de conversa com Ana Carolina (mediadora), Anderson Almeida, Sérgio Fernandes (debatedores)
A programação completa com todos os filmes e horários de exibições poderão ser conferidas nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura @pocosculturaearte