Cena de Todas as estradas de terra, filmado em película 35 mm
Todas as estradas de terra têm gosto de sal, de Raven Jackson, é a grande estreia no cinema do IMS Poços, com sessões na quinta (7), às 19h, sexta (8), às 19h, e domingo (10), às 16h. Com produção de Barry Jenkins, diretor de Moonlight, e filmado em película 35 mm, cada cena representa um momento da vida de Mackenzie, também chamada de Mack por seus amigos e familiares. A infância nos anos 1970, quando aprendeu com seu pai a pescar; a adolescência, em que seu melhor amigo se torna também seu crush; os primeiros anos de vida, embalada pelos braços de sua mãe. O filme se move livremente no tempo, deleitando-se com a beleza da natureza e com as minúcias da conexão humana - um par de mãos entrelaçadas, uma dança lenta e balançante, um abraço demorado - enquanto seus personagens enfrentam o amor, a perda, a tristeza, a alegria e o inesperado.
No sábado (9), duas sessões imperdíveis. Às 16h, sessão exclusiva do longa nigeriano Mami Wata, de C.J. "Fiery" Obasi. Mami Wata é uma divindade adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi, na África Ocidental. Mama Efe, sua representante, exerce autoridade espiritual na vila, até que a morte de uma criança perturba a paz da comunidade. O poder da divindade passa a ser questionado por aqueles com diferentes ideologias, e Prisca e Zinwe, filhas de Mama Efe, se unem para salvar sua aldeia e restaurar a glória de Mami Wata em Iyi.
Já às 19h, será a vez de Small Axe: Lovers Rock, de Steve McQueen, como parte da mostra Histórias ocupadas: Steve McQueen. Uma história de amor entre jovens numa festa de blues em 1980. O filme é uma ode ao gênero de reggae romântico chamado lovers rock e aos jovens negros que encontraram liberdade e amor em seu som nas festas em Londres, em uma época em que não eram bem-vindos nas casas noturnas dos brancos.
Completando a programação, no domingo, às 18h30, será exibido o premiado Malu, de Pedro Freire, filme vencedor do Festival do Rio 2024. Ambientado nos anos 1990, o filme apresenta a trajetória de Malu, uma atriz inconstante e desempregada que vive com sua mãe conservadora em uma casa precária dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro. Enquanto luta para sobreviver e se apega às lembranças de um passado artístico glorioso, ela precisa enfrentar o tenso relacionamento com sua filha adulta. O longa conta com as interpretações de Yara de Novaes, Carol Duarte, Juliana Carneiro da Cunha e Átila Bee. Depois de passar pelo Festival de Sundance, em janeiro deste ano, Malu fez sua estreia brasileira no Festival do Rio, no qual recebeu os prêmios de Melhor Longa de Ficção - junto a Baby, de Marcelo Caetano -, Roteiro, Atriz (para Novaes) e Atriz Coadjuvante (dividido entre Carneiro e Duarte).
Os ingressos estão disponíveis na recepção do IMS Poços e também podem ser adquiridos pelo siteingresso.com.