06/11/2024 às 16h02min - Atualizada em 06/11/2024 às 16h02min
Poços, a festa é sua!
Fotos: Brand-News
“A vida me deu o privilégio de poder viver essas duas situações: o menino, pequeno, que não entendia direito o que era a sua terra comemorar 100 anos, e o homem que hoje vê a sua terra completar 150*, ainda com os olhos daquele menino.
As montanhas enormes de Poços, que emolduram suas belezas físicas, ao mesmo tempo, são tão pequenas para conter seu encantamento emocional, me fazendo acreditar que ela não cabe em si mesma. Há um ingrediente misterioso, uma espécie de imã celeste, que prende os nossos pés nessas suas ruas tantas e que enche de orgulho as solas dos nossos sapatos, por caminharem nelas.
Cresci embaixo desse seu céu, sem perceber como você se agigantava, a ponto de, hoje, conhecer tão menos as pessoas que te habitam, nesse suceder de gerações, que por vezes, me faz ver o quanto teu colo é capaz de acolher a tantos.
Nesse seu século e meio, há um reflexo de rua Assis Figueiredo no olhar diário de todos que te passeiam, há um tanto de João Pinheiro no suor daqueles que te caminham, apressados, e em muitas vezes, sem o olhar de namorados, que os bons amantes deveriam ter.
Minha doce senhora, que ouso chamar de berço, que me excito ao chamar de amor. Para você, o meu muito, muito obrigado. Sei que quando não mais aqui eu estiver, quando as tuas montanhas não mais retocarem de verde o meu olhar, você será a minha maior saudade. Hoje, quero festa, a sua festa! Que seja ´sua, nossa, de quem quiser, quem vier´.”
(Texto escrito pelo saudoso jornalista, cantor e apresentador Pedro Bertozzi em 6 de novembro de 2022, quando a cidade completava 150 anos*)
Pedro Bertozzi (12/03/1963 - 04/03/2024)