05/11/2024 às 15h16min - Atualizada em 05/11/2024 às 15h16min
Festival sul-mineiro reúne jazz e literatura em mesas temáticas e shows nacionais e internacionais
FONTE: GSC Eventos Especiais - [email protected] - FOTO: Reprodução site Chris Fuscaldo
7º Poços É Jazz promove mesas de literatura, lançamentos de livros e celebra momentos marcantes da música
Já com a programação fechada, o 7º Poços É Jazz Festival - Literatura e Jazz, lado a lado 2024, que une literatura e a música em mesas temáticas, é mais uma iniciativa da GSC Eventos Especiais, produtora cultural que realiza há quase 20 anos o Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Trata-se de mais um projeto cultural que traz na essência as duas principais características da cidade de Poços de Caldas: a literatura e o jazz.
O Poços é Jazz vai contar com mesas literárias, lançamentos de livros e shows, prometendo fazer o público se levantar e dançar o melhor do jazz e do blues.
Considerado uma das poucas iniciativas do gênero no Brasil, o Poços É Jazz não só oferece música de qualidade gratuitamente ao público, como também, tem como objetivo valorizar a literatura do gênero musical, enaltecendo a diversidade cultural que só o Brasil possui, em seus mais variados estilos, de norte a sul do país.
A programação literária vai contar com três mesas de bate-papos e apresentação dos livros. A primeira será no dia 15 de novembro (sexta), às 17h30: “As melodias de Caetano Veloso”, que fará um passeio pela musicalidade de Caetano e suas gravações de letras de Torquato Neto, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Capinan, entre outros. Quem promove essa mesa é Sergio Montero, grande estudioso das obras do músico, mestre em Literatura Espanhola e Hispano-americana e Cocurador do Flipoços.
A segunda mesa será com a estrela da literatura musical Chris Fuscaldo (foto), que traz “De Belchior a Clube da Esquina: a história por trás da cena musical”, dia 16 de novembro (sábado), às 17h, contando ao público um pouco da sua experiência e os bastidores da produção dessas memórias. Chris Fuscaldo é autora de cinco livros musicais e biógrafa de músicos como Belchior, Clube da Esquina e Gilberto Gil, é pesquisadora musical, jornalista e mentora do blog Garota FM!, além de editora na Garota FM Books, que vem lançando títulos que resgatam e celebram histórias da música. Mediação Sérgio Montero.
E para fechar o nicho literário do Festival, dia 17 (domingo), às 12h, o evento promove a Mesa Literária pré-lançamento Flipoços 2025 - 20 anos, “Biografias, celebrando a vida através do tempo”, com Julio Maria, Sergio Montero e Gisele Ferreira, que vão conversar sobre o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que completa 20 anos em 2025. Algumas novidades exclusivas serão anunciadas e outros “spoilers”.
Já a parte musical do Poços É Jazz, está recheada de bandas icônicas como o Fizz Jazz, Eric Clapton Tribute, Omar Coleman com Igor Prado & TJR, e muito mais.
Acompanhe a programação completa no site www.pocosejazz.com.br. Curta e siga o Instagram @pocosejazz.
O Poços é Jazz acontece nos dias 15, 16 a 17 de novembro, na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos), no centro de Poços de Caldas, com entrada franca.
Conta com o patrocínio das empresas UDG e CITUR através da Lei de Incentivo à Cultura Municipal, patrocínio das empresas Pradolux, Lux Parts e Grupo Curimbaba através da Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural da GreenPCR e Loren Truck Beer. Realização GSC Eventos Especiais, Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas e Ministério da Cultura - Governo Federal. Parceiros expositores: Cachaça Prosa Caipira e Livruz.
Mais informações pelo telefone (35) 3697-1551.