31/10/2024 às 16h33min - Atualizada em 31/10/2024 às 16h33min
Associação Brasileira de Sommeliers estuda criar regional em Poços
FONTE E FOTO: Elisangela Zanetti
Andréa Lima, sommelière de vinhos, e o empresário Arison Siqueira (1º à esq.), com representantes da ABS-SP
Implantação da ABS Região Vulcânica visa alavancar o desenvolvimento e divulgação das vinícolas regionais, turismo local, fomento do vinho para consumidores e principalmente aprimorar os profissionais que atuam ou queiram atuar nesse mercado
Em uma importante etapa para o enoturismo e a valorização dos vinhos regionais, foi anunciada a intenção de instalação de uma unidade da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) na região vulcânica do sul de Minas Gerais e leste de São Paulo. Na última quarta-feira, dia 30 de outubro, o empresário Arison Siqueira e a sommelière Andréa Lima estiveram na sede da ABS-SP para discutir os detalhes da implantação da associação na região.
A nova regional, com previsão de lançamento oficial em 2025, tem como objetivo central fortalecer os vinhos da região vulcânica, uma das principais produtoras de vinho do Brasil, e também aproximar as pessoas interessadas no assunto, para envolverem nesse universo infinito de vinhos, além de apresentar rótulos de diversas partes do mundo. "Hoje temos vinhos excelentes produzidos aqui, e queremos contribuir para o crescimento das vinícolas locais. O foco é não apenas no desenvolvimento, mas também no fomento do turismo, através de ações que aumentem a visibilidade dos produtos locais", afirma Andréa Lima, sommelière à frente do projeto.
A ABS Região Vulcânica atuará como um apoio fundamental para elevar o serviço de vinho em Poços de Caldas, visando à capacitação de profissionais do setor. A expectativa é de que, com a formação especializada, os serviços estejam à altura dos turistas que cada vez mais visitam a região. “Queremos unir forças com as demais associações da região vulcânica para promover não apenas os vinhos, mas também outros produtos da nossa região, ajudando a divulgar nossa cultura regional”, complementa Arison Siqueira.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que, segundo o secretário Franco Martins, demonstrou grande otimismo e confiança na consolidação do projeto. Além disso, o respaldo da ABS-SP, representada pelo presidente Mario Teles, pelo vice-presidente Arthur Azevedo e pelo diretor executivo José Luiz Borges, foi essencial para garantir que a instalação da nova regional ocorra já no próximo ano.
Sobre a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)
A ABS é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e promoção da cultura do vinho no Brasil, oferecendo cursos e eventos de formação e qualificação profissional para sommeliers e apreciadores. Com a expansão para a região vulcânica em Poços de Caldas, a associação reforça seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento do mercado de vinhos em novas regiões promissoras.