Small Axe: Mangrove, de Steve McQueen, estreia nesse final de semana
A programação iniciará na sexta (11), às 19h, com nova sessão de Assexybilidade, de Daniel Gonçalves, obra sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Um filme que fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e - óbvio - sexo. O diretor Daniel Gonçalves ouve das pessoas com deficiência aquilo que socialmente não é esperado que elas digam e façam, rompendo com o estereótipo de que seriam seres assexuados, angelicais, especiais ou, mesmo, desprovidos de desejos.
O filme Small Axe: Mangrove, de Steve McQueen, terá estreia nesse final de semana no cinema do IMS Poços. A obra faz parte da mostra Histórias ocupadas: Steve McQueen e será exibido no sábado (12), às 16h. Mangrove conta a história verídica de Frank Crichlow, cujo restaurante Mangrove, de origem indiana ocidental, um animado centro comunitário em Notting Hill, Londres, atraía moradores, ativistas, intelectuais e artistas. Em uma época de flagrante discriminação racial, Crichlow se vê, assim como seu negócio, alvo de incansáveis batidas policiais. Em uma tentativa de acabar com a discriminação e a ruína de sua base comunitária, Frank e seus amigos saem às ruas em um protesto pacífico em 1970, mas são recebidos com agressão policial.
Já às 19h, será a vez de Stop Making Sense, de Jonathan Demme. A banda Talking Heads apresenta suas músicas mais memoráveis em uma apresentação ao vivo filmada ao longo de três noites no Pantages Theater de Hollywood, em dezembro de 1983. Dirigido por Jonathan Demme (que faria mais tarde O silêncio dos inocentes e Filadélfia) a convite de David Byrne, o filme é um marco na história dos filmes de concerto musical e retorna ao cinema em nova restauração em 4K em comemoração de seu aniversário de 40 anos de lançamento.
No domingo (13), a programação terá início às 16h com Antonio Candido, anotações finais, de Eduardo Escorel. O filme se debruça sobre textos inéditos que versam sobre os sinais de fragilidade física, preferências cinematográficas, evocações dos antepassados, menções à infância e lembranças de Gilda de Mello e Souza.
Fechando o dia, às 18h30, uma nova sessão do sucesso A substância, de Coralie Fargeat. Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” para ser atriz, Elisabeth Sparkle, vivida por Demi Moore, recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescê-la, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue, sua versão jovem e melhorada, interpretada por Margaret Qualley. Aos poucos, a atriz começa a perder o controle da própria vida.
Os ingressos estão disponíveis na recepção do IMS Poços e também podem ser adquiridos através do siteingresso.com