O Procon Poços alerta que tem recebido dezenas de relatos de consumidores que, induzidos por vídeos criados porinteligência artificial, usando imagem e voz de pessoas públicas como artistas e políticos, promovem pagamentos de valores e repasse de dados privados como nome, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail a golpistas, acreditando que existem saldos a receber junto a instituições financeiras.
De posse dessas informações, os golpistas ingressam nas contas e aplicativos dos consumidores, promovendo a transferência de valores e clonagem dos celulares.
A coordenação do Procon Poços faz um alerta aos consumidores para que não acreditem em “dinheiro fácil”, jamais acessem links desconhecidos, promovam depósitos a estranhos ou repassem dados pessoais. Ressalta ainda que a internet permite a divulgação de muitas fake news e orienta para que os dados devem ser sempre checados.
A orientação é de que, antes de tomar qualquer tipo de medida, deve-se procurar o Procon para se certificar da realidade das informações encontradas.