17/09/2024 às 14h53min - Atualizada em 17/09/2024 às 14h53min

Festival de História (fHist) chega à sua 7ª edição em Diamantina com ampla programação literária e reflexiva

FONTE: Floriano Comunicação - [email protected] - FOTO: Pedro Miranda / Divulgação
 
Evento acontece entre quarta (18) e sábado (21), a partir da temática “Tempos de Extremos”, reunindo debates, conferências, feiras, minicursos, exposições e shows, incluindo uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina
 
Reconhecido como um dos principais festivais de literatura historiográfica e cultural do Brasil, a 7ª edição do Festival de História (fHist) acontece esta semana, entre quarta-feira (18) e sábado (21/9), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Seguindo a tendência de refletir sobre temas contemporâneos e urgentes, dessa vez o fHist aborda a temática “Tempo de Extremos”, debatendo a intolerância, o negacionismo e a aceleração das mudanças climáticas. A programação gratuita conta com 34 atividades literárias, educativas e de formação, além de shows, performances e exposições que ampliam as reflexões.
 
Aldair Carlos Rodrigues, Aline Weber Sulzbacher, Caroline Silveira Bauer, Jean Carlos Hochsprung Miguel, João Gustavo Melo, Jorge Nahas, Joyce Silva, Juan Pedro Bretas Roa, Lavínia Rocha, Letícia Cesarino, Marcella Albaines Farias da Costa, Marina de Mello e Souza, Moacir Maia, Keila Carvalho, Pedro Telles da Silveira, Pilar Lacerda, Ricardo Ribeiro de Castro Solar, Vânia Cáus e Vitória Fonseca são alguns dos historiadores, cientistas, pesquisadores e jornalistas confirmados para as mesas literárias, prosas com autores, oficina, seminário e minicursos. 
 
A programação do 7º fHist é inteiramente gratuita e pode ser conferida neste link. Devido à limitação da capacidade de público em alguns ambientes, para as mesas de debates e outras atividades de formação, como minicursos e conferências, que acontecem no histórico Teatro Santa Izabel de Diamantina, datado do século XIX, é necessário realizar inscrição prévia neste link.
 
Para o coordenador Américo Antunes, jornalista e idealizador fHist, esta edição do festival condensa as vivências drásticas que as sociedades têm enfrentado nos últimos anos, em diferentes partes do mundo. “Hoje, nós vivemos desafios extraordinários. Tanto do ponto de vista de nossas conquistas civilizatórias, da liberdade e da democracia, que estão ameaçadas pelo negacionismo e pelas fake news. Quanto pelas mudanças climáticas, negadas por aqueles que não reconhecem a importância da ciência”, avalia Antunes.
 
Neste contexto, as mesas de debate e as conferências vão reunir historiadores, além de profissionais de outras áreas do conhecimento, que desenvolvem pesquisas relacionadas às problemáticas propostas pelo fHist.
Para além das discussões relacionadas ao “Tempo de Extremos”, o fHist também sucinta debates sobre outros temas pertinentes para o estudo da História. “Nós temos um guia temático, mas o festival não está restrito a temas pré-determinados. Também vamos falar de outros assuntos igualmente importantes, como o impacto da tecnologia no estudo e no ensino da história. Além de fazer uma justa homenagem ao professor Alberto Costa e Silva, um dos maiores especialistas em História da África e da cultura afro-brasileira, falecido no ano passado”, avalia o coordenador do festival, Américo Antunes.
 
Uma das atrações mais esperadas do 7º fHist é a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina, que se apresenta na Praça do Bonfim, encerrando o festival, no dia 21 de setembro, a partir das 20h. Além do fechamento com chave de ouro, e com entrada gratuita, durante os três dias de evento o público poderá aproveitar diversas outras atividades artísticas e culturais.
 
Entre as atrações está a feira de artesanatos feitos por mulheres do Jequitinhonha, como as tradicionais peças de cerâmica que encantam turistas do mundo inteiro, e outros produtos semiprocessados. Também será realizada a Feira de Livros, reunindo lançamentos historiográficos e acadêmicos de peso. 
No campo do audiovisual, haverá sessões comentadas de cinema de três obras que dialogam com a temática, guia desta edição do fHist.
O 7º fHist é uma realização da Stratégia e da Nota Comunicação, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Prefeitura de Diamantina
 
SERVIÇO | 7º Festival de História (fHist)
Quando: De quarta-feira a sábado (18 a 21/9)
Onde: Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim, 166 - Diamantina)
Quanto: Entrada franca
Programação: Veja a programação completa neste link
Mais: Inscrições para mesas e atividades formativas neste link

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.