O período de estiagem tem afetado os mananciais da cidade que estão com níveis cada vez mais baixos, e como não há previsão de chuvas o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está solicitando a população o uso da água de forma racional.
"Poços de Caldas depende exclusivamente da água de chuva para o abastecimento e a cidade, bem como a maioria dos municípios no país, vem enfrentando uma estiagem desde maio desse ano, e não há previsão para que isso venha ocorrer nas próximas semanas. Por isso, estamos solicitando que a população utilize a água de forma racional. Somos uma cidade privilegiada, temos 100% da água tratada e distribuída e 100% do tratamento do esgoto coletado, contudo não podemos descuidar e cada ação individual é importante para o resultado coletivo", afirmou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.
CONSUMO RACIONAL - Evite lavagem de calçadas, pisos e entradas de prédios. Use vassoura; - Evite banhos demorados, fechando o chuveiro enquanto se ensaboa; - Faça a barba com a torneira fechada; - Use a máquina de lavar roupa em sua capacidade total; - Se usar tanque, deixe acumular roupa e coloque a água para ensaboar, mantendo a torneira fechada; - Feche a torneira enquanto escova os dentes; - Certifique que válvulas de sanitários, pias e chuveiros estão reguladas; - Certifique que todas as torneiras estão bem fechadas; - Use regador, ao invés de mangueira, para molhar as plantas.