A maior festa da cultura japonesa do Brasil - o 25º Festival do Japão - será realizado dias 12, 13 e 14 de julho, na capital paulista, com o tema“Ikigai - Viver com Propósito”. O objetivo é preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.
O evento acontecerá no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo (sede do evento desde 2005), com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.
Neste ano, a celebração da 25ª edição do Festival do Japão terá uma participação especial do Japão e do governo japonês. Uma das principais novidades do evento será um espaço exclusivo B2B, no mezanino do São Paulo Expo, que sediará a primeira edição da “Expo Japan”.
Em japonês, o projeto foi denominado “ふるさといいもの展” (Furusato Iimono Ten). Traduzindo para o português, é uma exposição onde cada província do Japão mostrará o que tem de melhor. O evento contará com a participação de 141 empresários japoneses, de 40 províncias, que apresentarão as suas empresas e produtos para empresários brasileiros, de diversos segmentos e localidades.
Este projeto conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF), da JICA e da JETRO, e é coorganizado pela Kenren- Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. O diferencial será reunir empresários em um ambiente B2B, para promover oportunidades de negócios e novas parcerias entre Brasil e Japão.
O objetivo do projeto idealizado pela Kenren é contribuir significativamente para a expansão dos canais de vendas e para a divulgação dos produtos japoneses no Brasil, e ao mesmo tempo, aprofundar os laços entre a província de origem e as associações de províncias brasileiras. Todas as informações estão disponíveis no sitewww.expojapan.com.br.
Principais atrações do Festival do Japão: . Gastronomia típica regional - representando as 47 províncias do Japão . Cultura - Oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público . Exposições - Ikebana, cerimônia do chá e exposição do tema IKIGAI . Shows - Música, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambores) . Artes Marciais - Demonstrações e workshops das principais escolas . Área das Crianças - Oficinas gratuitas de cultura e recreação . Área da Terceira Idade - Atividades culturais e práticas para vida saudável . Miss Nikkey Brasil - Final nacional com representantes de todo Brasil . #FJTAON - Espaço para o público jovem, com atrações inovadoras . Akiba Space - Espaço para os mangás, animes, games, cosplay e moda urbana . Expo Japan - Ambiente para oportunidades de negócios entre Japão e América Latina . Cosplay - Akiba Cosplay Summit, reunindo os melhores cosplayers do País
VENDA DE INGRESSOS- Os ingressos para sexta (12/07) custam R$ 34 (inteira) e R$ 17 (meia), com a promoção para entrada após às 14h no valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). No sábado e domingo (13 e 14/07), os ingressos custam R$ 38 (inteira) e R$ 19 (meia), com desconto para R$ 32 (inteira) e R$ 16 (meia) na entrada após às 14h.
E continuam valendo as promoções do Passaporte VIP (ingresso válido para os 3 dias do Festival, de sexta a domingo), que custará R$ 85, e do Combo Família para 3 adultos, que ficará em R$ 85 (sexta) e R$ 100 (sábado ou domingo). A compra pode ser feita diretamente pelo sitewww.festivaldojapao.com.
Lembrando que os 30 pontos de venda dos ingressos antecipados só vendem os tickets para entrada no valor de inteira (R$ 34 para sexta e R$ 38 para sábado e domingo), sem os bilhetes de meia-entrada e promocionais.
O evento é realizado pela KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Ministério da Cultura, com patrocínio master do Bradesco, e patrocínio da Alfa Alimentos, Aisin Automotive, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos, Toyota do Brasil, Hoya Brasil, Towa Empório Oriental, Denso do Brasil, Toyobo do Brasil, Mitsubishi Corporation, Honda Automóveis do Brasil, Yamaha Brasil, Nissan do Brasil, Bioré Brasil, Nissin Foods do Brasil, Pilot Pen do Brasil, Nakamise, Asteca Hinomoto, ThreeBond do Brasil, Julio Okubo, Yakult do Brasil, Yaskawa Robótica do Brasil, Mitutoyo Sul Americana, Sumitomo Chemical Brasil, Kikkoman do Brasil, SMC Corporation, Longway Alimentos e Castella Doces.
O Festival também conta com apoio do Hospital Nipo Brasileiro, Hospital Japonês Santa Cruz, Nitto Denko Brasil, Daikin Brasil, Sansuy, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Turkish Airlines Brasil, e apoio governamental da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo, Consulado Geral do Japão em São Paulo, MAFF - Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, JETRO São Paulo, JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, Fundação Japão São Paulo e Japan House São Paulo, com apoio cultural da GL Events.