28/06/2024 às 13h59min - Atualizada em 28/06/2024 às 13h59min
Projeto Curas é premiado em cerimônia nacional em Brasília
FONTE E FOTO: Robson Americo de Paula - [email protected]
Cerimônia contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes (centro)
Entre as 15 ações premiadas nacionalmente, o Projeto Curas destacou-se como o primeiro colocado no estado de Minas Gerais, representando a cidade de Poços de Caldas
O Projeto Curas recebeu no último dia 24 de junho, durante cerimônia realizada em Brasília (DF), o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2024. Este reconhecimento é um marco significativo para o projeto e reflete a dedicação e o compromisso com a preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro. A Matriarca Mãe Ana de Iansã esteve presente à cerimônia, realizada no Clube do Choro, representando o Projeto Curas.
O projeto é coordenado por Ana Maria de Paula (Mãe Ana de Iansã), Gabriela Acerbi Pereira, Débora Romano, Robson Américo e Lucas Santos. O trabalho é uma pesquisa progressiva em cocriação que registra e compartilha as experiências e dimensões sagradas da vida e da gestão comunitária da saúde. “Através do projeto audiovisual ´Curas´, arquivamos percursos espirituais e as relações de afeto e cuidado em diversas formas de rezar no Sul de Minas Gerais. A iniciativa visa à reconstrução e circulação de acervos familiares, comunitários e individuais. Entendemos que todas as pessoas que já fizeram parte do Curas, através de entrevistas e auxiliares de alguma forma, têm participação importante, seguindo nossa lógica de construção cocriadora com várias pessoas”, dizem os coordenadores.
Durante o evento de lançamento do edital da 37ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância do prêmio para a promoção da diversidade e inclusão: "Acolher todos os brasileiros e brasileiras, acolher as pessoas de grupos marginalizados, para terem o direito de serem protagonistas do fazer e viver cultural, consolidando e fortalecendo uma escuta ativa, com participação social e representatividade, demonstra nossa dedicação em consolidar no Brasil um ambiente verdadeiramente democrático”.
Sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, com o objetivo de fomentar ações de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. A edição de 2024 tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio”, em parceria com o Ministério das Mulheres. Este ano, o prêmio reconhece ações de excelência realizadas entre 2021 e 2023 que valorizem e empoderem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ nas redes produtivas do patrimônio.
Leandro Grass, presidente do Iphan, destacou que o tema deste ano contribui para uma cultura mais participativa, representando um Brasil real. "Dar visibilidade é dar as mãos, impulsionar, projetar para frente. Vamos dar visibilidade àquelas que estão protagonizando as boas experiências, com recorte de gênero", afirmou.
Carmem Foro, secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, também enfatizou a importância da premiação para a visibilidade e garantia de interseccionalidade na cultura brasileira.
RECONHECIMENTO E IMPORTÂNCIA - Entre as 15 ações premiadas nacionalmente, o Projeto Curas destacou-se como o primeiro colocado no estado de Minas Gerais, representando a cidade de Poços de Caldas. Esta conquista reafirma a importância de nosso trabalho na preservação das tradições culturais e no fortalecimento das comunidades.
Para mais informações sobre este trabalho e projetos futuros, visite o site e siga as redes sociais:
Site: [projetocuras.com.br](https://projetocuras.com.br)
Instagram: [@projetocuraslabsul](https://www.instagram.com/projetocuraslabsul)