Gaudêncio da Conceição, quilombola da Comunidade do Angelim, Ticumbi em Festa de São Benedito, c. 1989. Conceição da Barra, ES. Foto de Walter Firmo. Acervo IMS / Coleção Walter Firmo
No próximo sábado (29 de junho), a exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito inaugura no IMS Poços. A retrospectiva, que já foi exibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, traça um panorama da obra do fotógrafo carioca, marcada, sobretudo, pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país.
A seleção reúne mais de 260 fotografias, tiradas desde a década de 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. A mostra traz imagens de diversas regiões do Brasil, com registros de manifestações culturais e religiosas, além de retratos de nomes centrais da música brasileira, como Pixinguinha e Cartola. O conjunto destaca a poética do artista, associada à experimentação e à criação de imagens encenadas. A curadoria é de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e Janaina Damaceno Gomes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Confira mais informações no site.