Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
24/06/2024 às 16h03min - Atualizada em 24/06/2024 às 16h03min

Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 54ª edição e reafirma sua importância para jovens músicos

FONTE: Imprensa | Fundação Osesp - [email protected] - FOTO: Íris Zanetti
Orquestra do Festival com a maestra Rebecca Tong na 53ª edição do evento, em julho de 2023

 
Tradicional evento acontece de 29 de junho a 28 de julho e terá mais de 60 concertos, em três locais de Campos do Jordão e dois da capital paulista. Pela primeira vez Festival receberá orquestras internacionais, do Chile, Colômbia e Uruguai, além de grupos de câmara da Inglaterra e da Suíça e uma variedade de conjuntos sinfônicos do estado de São Paulo
 
Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024 - ele não ocorreu apenas em 2020, por conta da pandemia do coronavírus. A programação artística acontece de 29 de junho a 28 de julho e estará dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital, com eventos na Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
 
Serão mais de 60 concertos neste ano, todos eles com entrada gratuita e distribuídos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos, e também nos dias 08 e 09/jul); e a bela Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A capital paulista também terá uma agenda de apresentações diversa: na Sala São Paulo, as apresentações acontecem aos sábados e domingos na Sala de Concertos e, na segunda metade do Festival, na Sala do Coro, entre segunda e sexta-feira.
 
Uma novidade desta edição é a parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que receberá não só o Módulo Pedagógico do evento, como alguns recitais na primeira quinzena de julho, no Auditório Escola Americana e no Auditório Ruy Barbosa, ambos no campus Higienópolis (entre segunda e sábado, com ênfase em performances de artistas do Festival).
Considerado o “coração” do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos: são 119 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão.
 
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Destacam-se, na Programação Artística em Campos do Jordão, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, tocando Brahms e Villa-Lobos no concerto de abertura (29/jun); e apresentações de três grupos sinfônicos de fora do Brasil: a Orquestra Sinfônica de Ñuble (Chile), com Emmanuele Baldini no pódio e o violonista Fabio Zanon como solista (07/jul); a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (Uruguai), tendo à frente o maestro Ariel Britos para um repertório inteiramente dedicado à música das Américas (19/jul); e a Sinfônica Nacional da Colômbia, com Yeruham Scharovsky no pódio e a envolvente Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, no programa (26/jul). Do Brasil, o evento receberá novamente nomes como a Orquestra Jovem do Estado - Ojesp com seu regente titular, Cláudio Cruz, interpretando a Sinfonia nº 4 da norte-americana Florence Price, obra raramente tocada no Brasil (30/jun); a Orquestra Experimental de Repertório - OER, dirigida por Wagner Polistchuk (30/jun); a Orquestra Sinfônica da USP - Osusp, regida por seu novo maestro, Tobias Volkmann, e convidando o jovem violinista Nathan Amaral (05/jul); e a Sinfônica Municipal de Campinas, com Carlos Prazeres no pódio e o pianista Cristian Budu como convidado (21/jul).
 
Na agenda dedicada à música de câmara, duas atrações internacionais: os ingleses do Quarteto Piatti, que apresenta um emocionante programa com música dedicada às Américas - o quarteto Americano, de Dvorák -, e Crisantemi, de Giacomo Puccini, por ocasião do centenário de morte deste compositor (12/jul); e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, que vem de Genebra, na Suíça, e desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas (09/jul).
 
A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.
 
O Festival receberá, ao todo, 137 alunos e 65 professores. Nesta edição os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata, em um total de aproximadamente 1.200 horas-aula. Os maestros convidados serão os brasileiros Luis Otávio Santos (com a Orquestra Bach do Festival em repertório dedicado às suítes de Bach), o italiano Lorenzo Tazzieri (regendo a Camerata do Festival no programa Gala Puccini), e, à frente da Orquestra do Festival, dois maestros: o chileno Maximiano Valdés e o brasileiro Marcelo Lehninger.
 
Como também é tradição, ao final do evento haverá a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico-bolsista de maior destaque do evento.
 
ACESSIBILIDADE - Toda a programação de concertos do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão contará com recursos de acessibilidade: audiodescrição (todos os concertos) e interpretação em Libras (concertos com coro e voz), realizadas sob demanda do público, pela empresa parceira Ver com Palavras. No caso da programação realizada no Auditório Claudio Santoro, Capela São Pedro Apóstolo, Sala São Paulo (Sala do Coro e Sala de Concertos) e auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail [email protected].
 
REALIZAÇÃO - A 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp e copatrocínio de Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio Institucional: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Acam Portinari, Parque Capivari e Prefeitura de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.
O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.
 
MAIS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS
Site oficial do Festival
YouTube oficial
Instagram oficial
Facebook oficial
Twitter oficial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.