FONTE E FOTO: In Press Porter Novelli - Aline Oliveira - [email protected]
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho, como menção ao cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segretto. Considerado o primeiro profissional da área, realizou sua primeira filmagem, a bordo do navio Brésil, registrando imagens da Baia de Guanabara (RJ).
De acordo com o pesquisador Cláudio Fernandes, as décadas de 1940 e 1950 foram marcantes para o cinema nacional, pois as produções começaram a conquistar equipamentos mais modernos. Já no período seguinte (1960 e 1970), foi a vez do surgimento de profissionais, como roteiristas, produtores e diretores criarem estilos e formatos que consolidaram a arte brasileira. Entre os principais, estão Glauber Rocha, Ruy Guerra, Luís Sérgio Person e Nelson Pereira.
Em 2024, o mais importante canal audiovisual completa 126 anos, após obter uma grande conquista. No ano passado, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) recebeu um acervo de 144 obras nacionais que estavam guardadas em Roma. Ao todo, foram entregues 524 rolos produzidos em acetato, somando quase duas toneladas.
Uma iniciativa que tem contribuído como estímulo à produção nacional é o evento chamado Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado há 22 anos, com objetivo de homenagear produções de longa e curtas-metragens, artistas, roteiros, iluminação e cenário.
Em fevereiro, na 22ª edição do evento, o longa-metragem “Marte Um” foi eleito melhor filme do ano, além de ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema, para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. Segundo informado pela academia, mais 29 produções, incluindo longa, curtas e séries foram reconhecidas por júri especializado (profissionais associados e especialistas).
Confirmando o compromisso educacional e social com a cultura brasileira, o Senac EAD disponibiliza cursos de especialização lato sensu e aperfeiçoamento na área.